Barbosinha defende ações para criar mais renda com a produção indígena

-

O deputado Barbosinha ‘fez a feira’, literalmente, na última sexta-feira (6) em Dourados. Ao ser recepcionado por um grupo de homens e mulheres que mantém a Feira Orgânica Indígena na área onde funcionou por muitos anos a sede do Posto da Funai na aldeia Jaguapiru, ele teve oportunidade de conversar com produtores, pequenos investidores, professores e estudantes da Escola Guateka ‘Marçal de Souza’ e lideranças jovens, sobre projetos para a revitalização da Reserva Indígena que faz divisa com o perímetro urbano do Município.

Enquanto ouvia reivindicações sobre necessidades vividas pelos indígenas, nativos e descendentes da numerosa comunidade Guarani-Kaiowá e Terena que habita o espaço, Barbosinha pôde detalhar ações que considera vitais para a recuperação econômica dessa população. “É preciso criar renda com a produção local e organizar para que vocês tenham condições de produzir o ano inteiro”, opinou.

“No mundo atual, o produto orgânico exerce um forte componente de apelo social e o índio, por suas características, já é associado ao meio natural. Ao agente público cabe fomentar as condições para que, por meio de uma cooperativa, por exemplo, gerida pela própria comunidade, e em parceria com instituições como a Embrapa, a Agraer, entre outros, tenha a sua auto-sustentação”, defendeu o deputado.

Barbosinha ainda falou sobre projetos que podem ser realizados nas aldeias Jaguapiru e Bororó, voltados para o lazer e a cultura, e no setor de infraestrutura, como a melhoria das estradas que cortam a Reserva, a recuperação do prédio que foi sede do Posto da Funai, um programa social para regularização da documentação civil dos moradores e ações de valorização da identidade indígena.

A feirinha indígena foi criada há um ano e atualmente reúne um grupo aproximado de 14 famílias, que consegue obter rendimento médio semanal de R$ 700 com o comércio de produtos manufaturados na própria aldeia. A atividade é desenvolvida às sextas-feiras. O deputado também colaborou adquirindo produtos orgânicos e visitou as futuras instalações do Laboratório de Química que vai funcionar na escola Guateka com recursos de emenda parlamentar de autoria dele junto ao Governo do Estado.

plugins premium WordPress
Sair da versão mobile