O Movimento de Apoio Social Campo-grandense – MASC recebeu, neste mês de fevereiro, um recurso de R$ 40 mil de emenda do deputado estadual Barbosinha (DEM-MS) para compra de teares de madeira, barbantes e linhas para promover oficinas no projeto “Minha Vida mudando para melhor”.
O dinheiro já está na conta da organização que atende semanalmente, de forma direta 150 famílias e um grupo com 33 idosos que recebem alimentos como frutas, verduras e legumes, vindos de parceria com a Ceasa e o Mesa Brasil do Sesc MS, e oferecendo cursos e oficinas de capacitação para gerar mais renda para os moradores do Bairro Nova Lima e toda região.
Para promover os cursos de capacitação das mulheres atendidas pela organização, a emenda destinada por Barbosinha vai garantir a compra de 12 teares profissional de madeira e o material necessário, cerca de 595 rolos de barbantes e fios de malha, além de agulhas apropriadas para confeccionar as peças.
“É fundamental que a gente pense como as ações no nosso mandato podem impactar de forma positiva no cotidiano das pessoas. Esse dinheiro que o MASC recebe vai transformar a vida das mulheres que farão essas oficinas. Elas vão confeccionar as peças e aí já nasce uma nova profissão para cada uma delas e vão comercializar esses produtos depois, o que garante uma renda para essas famílias. Olha como isso é transformador. Além de incentivar novos negócios, eles estão ensinando uma profissão para que essas pessoas possam seguir em frente. É um jeito bem claro de assegurar um futuro. Muitas dessas pessoas veem essa como a oportunidade de suas vidas e isso é gratificante demais para mim”, celebra o deputado Barbosinha.
Com serviços prestados à população em situação de vulnerabilidade social, o MASC tem como objetivo proporcionar a independência financeira da comunidade com projetos voltados à inclusão social do indivíduo e fortalecimento de vínculos comunitários.
O presidente do movimento, Zé do Anache, disse que este é o primeiro recurso recebido de um deputado estadual. Que até então a ajuda para desenvolver os projetos só havia chegado através de vereadores locais. “É o primeiro deputado a olhar pela gente. Estamos extremamente agradecidos ao Barbosinha. Em nome da família MASC agradecemos a ele essa oportunidade. Precisávamos muito estender nossas ações. Temos uma demanda de toda região do entorno do bairro Nova Lima. Temos uma região de famílias extremamente vulneráveis que terão a chance de mudar toda uma realidade e melhorar a autoestima das mulheres que participarão dos cursos. É geração e complemento de renda para muitos lares”.
A primeira turma do curso terá duração de 45 dias úteis. As aulas devem iniciar já no mês de abril, de acordo com a previsão do presidente do movimento que tem intuito de tornar o curso permanente, para que aconteça durante o ano todo. O recurso vai ajudar a complementar o trabalho de cursos de geração de renda para a comunidade que tem sido feito em parceria com o Senai e com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Campo Grande.
Zé do Anache, presidente do MASC. (Foto: Reprodução )