Câmara aprova projeto que cria Semana da Celebração da Imigração Japonesa

-

No dia 27 de setembro será realizada na Câmara de Vereadores uma solenidade com homenagens e apresentações culturais marcando a conquista da Semana de Celebração da Imigração Japonesa.(Foto: Divulgação)

Em junho, mês que se comemora o Dia da Imigração Japonesa, Dourados terá uma semana de celebração da imigração e da cultura japonesa. O Projeto de Lei de autoria da vereadora Marinisa Mizoguchi (PSB) foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores, em primeira votação, na última sessão ordinária.

A “Semana de Celebração da Cultura Japonesa” será incluída no calendário de eventos oficiais do município, com a realização de diversas atividades nas escolas, no legislativo e também festividades na cidade. O objetivo é destacar trabalho e dedicação que cada imigrante que fixou residência em Dourados e aqui constituiu família. Muitos destes dedicam-se até hoje ao cultivo da terra e em atividades comerciais.

Uma sessão solene foi marcada para o dia 27 de setembro, pela vereadora, para celebrar a conquista da data comemorativa, onde serão realizadas apresentações culturais e homenagens a membros da comunidade nipo-douradense, pelos importantes serviços prestados ao município de Dourados.

“O Dia Nacional da Imigração Japonesa é comemorado no dia 18 de junho então decidimos, nesse período criar a semana de celebração, relembrando a saga desse povo que deixou a terra a natal para reconstruir a vida no Brasil, em especial no nosso município. É importante contarmos a histórias dessas famílias nas escolas e para a sociedade. Mostrar a comunidade nipônica douradense teve um papel importante no desenvolvimento da cidade”, enfatiza a vereadora que é filha de imigrantes japoneses.

Marinisa lembra que a história de Dourados se mistura com a das famílias nipo-brasileiras, que estiveram juntamente com seus descendentes diretamente envolvidas no desenvolvimento da cidade, influenciando a culinária, a cultura, a economia e também a educação, com a criação de uma escola modelo.

“Estamos preparando uma grande festa, na Câmara de Vereadores para comemorarmos essa conquista e homenagearmos alguns imigrantes japoneses e descendentes, relembrando a contribuição deles e da colônia, para a cidade de Dourados”, concluiu Marinisa.

Homenagem

A vereadora faz questão de preservar e valorizar suas raízes e mostrar importância do seu povo, para o município. Recentemente através de projeto de lei, Marinisa Mizoguchi homenageou Noboru Saruwatari, que nasceu em 28 de março de 1915 na cidade de Kumamoto, província de Ken, no Japão e emigrou para o Brasil ainda jovem. Ele é um dos pioneiros da colônia, em Dourados e ficou popularmente conhecido na cidade como “Pedro Japonês”.

O projeto presta a homenagem devida ao senhor Noburo nominando de “Pedro Japonês” o travessão da rodovia estadual MS 379 com uma estrada vicinal, ligando o Distrito de Panambi ao Distrito de Vila Vargas.

“Na verdade, a lei apenas reconhece o nome que já é usado, há anos, pelos moradores da região e conhecido por quem ali transita. Essa é uma forma de oficializarmos o que já faz parte do cotidiano da comunidade e de homenagear esse homem que foi muito querido e respeitado por todos, tendo inclusive doado uma área de sua propriedade para a construção de uma escola rural”, destaca Marinisa.

plugins premium WordPress