Em conversa com o governador Eduardo Riedel (PSDB) o deputado estadual Neno Razuk (PL) fez o compromisso de juntos buscarem recursos para criação do projeto LIA (Lazer, Inclusão e Acessibilidade). O projeto é para a aquisição de playgrounds inclusivos sensoriais, para atender crianças com deficiências e transtornos globais do desenvolvimento.
Neno Razuk pontuou que Riedel foi bastante positivo para atender a indicação e demonstrou que o Governo do Estado vai investir em inclusão. Ele aproveitou para lembrar o governador sobre a importância do Abril Azul, que é o mês de Conscientização do Autismo.
“Esses parques serão instalados nas escolas públicas, praças e parques públicos de Mato Grosso do Sul. O LIA é um espaço dedicado para a inserção de todas as crianças, em especial as com deficiência ou mobilidade reduzida, para que elas consigam ter convívio social e possam se divertir da mesma maneira que todos”, destaca Neno lembrando que o brincar além de ser importante para a socialização também é essencial para o desenvolvimento.
Importância
O lazer e bem-estar é direito estabelecido em lei, de acordo com a Constituição Federal de 1988. Em 2009, foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e da Cidadania o projeto de lei no 11.982 que tornou as adaptações nos parquinhos infantis obrigatórias, sejam eles em ambientes públicos ou privados.
“Um playground inclusivo garante que todas as crianças irão brincar e se divertir, afinal é brincando que os pequenos desenvolvem diversos sentidos e sentimentos, principalmente no despertar da imaginação, criatividade, curiosidade e respeito ao próximo”, elenca o parlamentar sobre o pedido levado pessoalmente ao governador.
Números
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, cerca de 6,7% da população apresenta alguma limitação. A partir desse índice é possível questionar quantas crianças com necessidades especiais fazem parte desta estatística e não contam com um ambiente adequado para seu desenvolvimento e integração social.
A partir dos brinquedos adaptados como gangorra, rampas, balanço e gira-gira com acessibilidade para cadeirantes, por exemplo, é possível realizar o trabalho para desenvolvimento motor, de estímulo à musculatura, ossos e psicológico dos pequenos durante as etapas do seu tratamento.
LIA
O projeto LIA busca alternativas para difundir a inclusão e diversão às crianças com deficiências, sendo implementados em escolas, parques públicos, praças e todos os locais de uso público comum.
Também promove eventos inclusivos, encoraja as famílias a buscarem momentos de lazer para as crianças com deficiência e atua para o fortalecimento dos cuidadores, reunindo famílias, amigos, profissionais na busca pelo lazer, inclusão e acessibilidade, conscientizando a sociedade de que as pessoas com deficiência também têm assegurado este direito.