Estado terá que divulgar o Disque 188 para prevenir suicídio

-

Marçal diz que é preciso criar mecanismos para combater a depressão e o suicídio . (Foto: Luciana Nassar)

Estado terá que divulgar o Disque 188 para prevenir suicídioCartazes informando o número de telefone 188, do Centro de Valorização da Vida (CVV), serão fixados em locais de grande circulação de pessoas. A lei é de autoria do deputado estadual Marçal Filho (PSDB) e foi sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja nesta quinta-feira (5) no Diário Oficial do Estado.

Com os dizeres “CVV. Como vai você? Ligações de prevenção do suicídio feitas para o CVV pelo número 188”, os cartazes serão colocados em terminais rodoviários, veículos de transporte coletivo, Unidades Básicas de Saúde, hospitais, escolas e instituições financeiras, tanto estabelecimentos particulares, como órgãos públicos.

“O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que a Aids e muitos tipos de câncer, porém pode ser prevenido em nove de cada 10 casos”, justificou o parlamentar. A ligação para o 188 do CVV é sem custo e está disponível em 16 unidades da federação, incluindo Mato Grosso do Sul.

O apoio emocional oferecido gratuitamente pelo Centro não substitui os serviços de saúde e é realizado exclusivamente por voluntários. Para Marçal Filho, é preciso criar mecanismos e ampliar a rede de atendimento para combater casos de depressão, considerada a doença mal do século.

plugins premium WordPress