O parlamentar defendeu a existência de servidores capacitados no quadro efetivo e comissionado, apontando a falta de zelo com o recurso público por parte da atual administração
Apesar de contar com um quadro de mais de 9500 servidores, entre eles concursados e comissionados, a Prefeitura de Dourados ainda encontrou necessidade de gastar mais de R$15 milhões com a contratação de assessorias externas.
Esses números foram trazidos pelo vereador Fabio Luis (Republicanos), em discurso na Tribuna da Câmara Municipal de Dourados.
O parlamentar questionou a necessidade dos gastos com consultorias técnicas em face da competência existente no corpo funcional interno da administração. Ele ressaltou que a atual administração parece não zelar adequadamente pelo uso responsável dos recursos públicos ao recorrer a consultorias externas, mesmo dispondo de servidores capacitados.
“A cidade conta com um número significativo de funcionários efetivos e comissionados, muitos dos quais possuem formação avançada, incluindo mestrandos e doutorandos. A existência desse quadro técnico competente levanta questionamentos válidos sobre a decisão de buscar assessorias externas, que acarretam despesas consideráveis para os cofres municipais”, afirmou Fábio Luiz.
Em detalhes apresentados durante a sessão, Fabio Luis indicou que somente em 2022, a prefeitura firmou contratos que ultrapassam milhões de reais com assessorias externas. Entre esses contratos, destaca-se acordos que superam R$12 milhões com a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC), e outro contrato no valor de aproximadamente R$3 milhões com a empresa de consultoria Maria do Carmo Azevedo.
As críticas do vereador suscitaram preocupações sobre a alocação eficiente dos recursos financeiros, especialmente considerando o contexto no qual a prefeitura de Dourados tomou empréstimos significativos para investimentos em obras estruturantes.