Frente Parlamentar pede esclarecimentos a prefeitura sobre revisão do Plano Diretor

-

Frente Parlamentar é presidida pelo vereador Elias Ishy.(Foto: Arquivo)

A Frente Parlamentar de Acompanhamento do Plano Diretor da Câmara de Dourados, presidida pelo vereador Elias Ishy (PT), realizará uma reunião nesta quinta-feira, dia 20 de agosto, às 8h, com representantes da prefeitura para esclarecimentos sobre o processo aos novos membros. Para o encontro virtual, foi proposto o estudo do plano de referência e do plano de trabalho para apresentação de reivindicações.

O parlamentar explica que a Frente conseguiu incluir um grupo de apoio técnico – que já realiza pesquisas – e tem como coordenador o professor e ex-secretário que instituiu o plano, Mário Tompes.  Fazem parte ainda os indicados por cada entidade, os professores Vito Comar, (Nurb/UFGD – Núcleo de Boas Práticas Urbanas), José Daniel Filho (IMAD -Instituto de Meio Ambiente e Desenvolvimento), Bruno Campos  e Edvaldo Moretti (Grupo de Pesquisa Território e Ambiente/UFGD),  Joelson Pereira, Jairo Gaona e Enio Ribeiro (Fórum das Áreas Verdes Dourados).

Ishy lembra que a atualização do documento deveria ter sido realizada em 2013, mas só no final de 2019, com a contratação de uma empresa, o processo foi “iniciado”. Ele ressalta que propôs uma Audiência em julho a princípio, para a apresentação do Plano de forma pública, mas representantes da gestão se negaram a realização, afirmando que no dia 10 de agosto já teria uma atividade como essa, mas que também não ocorreu.

A partir de então ele convidou as entidades e o Ministério Público, bem como a secretaria de planejamento, por meio da Comissão de Meio Ambiente, da qual também é presidente, para uma reunião onde foi contextualizado todo o processo, sendo apresentado o novo coordenador da Comissão de Revisão e das ETMs,Werther Fioravante, que se colocou a disposição do grupo.

A Frente destacou a importância da participação da sociedade desde a primeira etapa do processo, que não pode ser considerada baseado na resposta de um questionário divulgado pela prefeitura com o prazo para finalização no dia 30 de agosto, mas fechado antes. Além da importância dos Conselhos e da aproximação com a Universidade.

Na próxima semana, Ishy lembra também que serão realizadas rodadas de oficinas técnicas temáticas e que ele vai estar presente em todo o processo.

plugins premium WordPress