Geraldo Resende rejeita anistia ao caixa 2

-

Geraldo Resende apoia a criminalização do caixa 2. (Foto: Divulgação)
Geraldo Resende apoia a criminalização do caixa 2. (Foto: Divulgação)

A Câmara dos Deputados vota nesta terça-feira (29) o Projeto de Lei (PL) 4.580/2016, conhecido também como pacote anticorrupção sem a emenda que propõe anistia ao caixa 2. Segundo a última atualização do site ‘Mapa das 10 medidas contra a corrupção’ até agora 431 deputados permanecem indecisos, 79 se apresentam favoráveis, enquanto apenas dois são contrários as medidas.

O deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) é um dos parlamentares que já declarou publicamente o seu posicionamento favorável. “Sou totalmente contrário a construção de acordos partidários que visam incluir no texto a anistia ao caixa 2. Essa emenda significa um retrocesso enorme no combate à corrupção e dificulta os trabalhos de investigação do Ministério Público e as operações da Polícia Federal. Logo, espero que os deputados rejeitem, assim como eu rejeito, a proposta de anistiar crimes oriundos do caixa 2”, disse Geraldo Resende.

A proposta de não criminalizar qualquer contabilidade paralela às contas oficiais deve perder força no Congresso Nacional, após declaração conjunta do presidente da República Michel Temer e dos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), durante coletiva de imprensa neste domingo no Palácio do Planalto. “Esse posicionamento dos chefes dos poderes Executivo e Legislativo representa a vontade da sociedade brasileira, que não suporta mais tanta corrupção, roubalheira e impunidade aos poderosos deste país”, afirmou Geraldo Resende.

De acordo com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, se algum partido quiser incluir a emenda de anistia ao caixa 2 ao projeto, ele submeterá a votação pelo sistema nominal. “Com a votação sendo aberta, dificilmente um parlamentar votará a favor desta emenda”, concluiu.

O Projeto de Lei 4.580/2016 é uma proposta de iniciativa popular e contou com mais de dois milhões de assinaturas para sua apresentação e tramitação na Câmara dos Deputados. Se aprovada, ele segue para o Senado.

plugins premium WordPress