Nesta segunda-feira (31), a Câmara Municipal de Dourados aprovou o Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo que institui a Patrulha Maria da Penha, um marco no fortalecimento da rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica na cidade.
O vereador Inspetor Cabral (PSD), que já havia protocolado um projeto semelhante, destacou a relevância da iniciativa e sua participação ativa na construção da proposta em conjunto com o Executivo Municipal.
O parlamentar, que tem ampla experiência na Guarda Municipal, conhece de perto a realidade enfrentada pelas vítimas e reforça que a Patrulha Maria da Penha será um instrumento essencial para garantir o cumprimento das medidas protetivas e ampliar a segurança das mulheres em situação de vulnerabilidade.
“A proteção das mulheres vítimas de violência sempre foi uma das nossas prioridades. Ao apresentar nosso projeto, entendemos que poderíamos construir algo ainda mais eficiente em parceria com o Executivo. Retiramos a proposta para aperfeiçoá-la e hoje temos uma lei estruturada que garantirá uma ação mais efetiva da Guarda Municipal no combate à violência doméstica”, afirmou Inspetor Cabral.
O vereador também ressaltou que acompanhou todas as fases do processo e seguirá fiscalizando a implementação da patrulha. “É uma satisfação enorme contribuir para essa construção e agora alinhar com a Guarda Municipal a forma como essa patrulha será colocada em prática. O trabalho integrado é fundamental para garantir a eficácia da lei e a proteção das vítimas”, completou.
Com a aprovação do projeto, a Patrulha Maria da Penha será implantada em Dourados, reforçando o compromisso do município no enfrentamento à violência contra a mulher e na garantia de um atendimento especializado e humanizado às vítimas.