Ishy fiscaliza ações de prevenção e controle da dengue em Dourados

-

Elias Ishy busca informações sobre combate a dengue em Dourados.(Foto: Thiago Morais)

Os dados divulgados da Secretaria de Estado de Saúde apontam que as confirmações de dengue em Dourados já totalizaram 3.121 em 2019. Além disso, 5.366 notificações são de suspeitas da doença, que já matou oito pessoas no município neste ano. Sendo assim, o vereador Elias Ishy (PT) solicita informações referentes às ações de prevenção e controle no município.

Ishy é presidente da Comissão de Saúde e questiona quais as ações que o governo municipal está desenvolvendo para o combate à doença e a diminuição dos casos confirmados. Ele também quer saber qual o valor investido pela prefeitura, quais os valores repassados pelo Governo do Estado e Federal para o combate a dengue e quais os valores previstos a serem investido no próximo ano. O parlamentar quer saber ainda quais ações estão previstas para serem realizadas no ano de 2020 no sentido de diminuir os casos e os focos do mosquito.

O vereador lembra que encaminhou uma indicação no dia 16 de setembro para a criação do Comitê Municipal de Combate à Dengue. O vereador tem acompanhado as reuniões do Conselho e entendeu a necessidade desse órgão, ainda mais por ser requisito a aprovação do Plano para o controle da doença. Neste sentido, ele questiona por que o município não tem o comitê constituído e se a secretaria de saúde irá constituí-lo. Se a resposta for positiva, Ishy pergunta qual previsão para a constituição.

O parlamentar disse, anteriormente, que para contribuir com a diminuição desses casos que afetam diretamente a saúde da população se faz importante à criação de um Comitê. “Onde seja um espaço que conte com a participação do poder público, profissionais da saúde, entidades e população de modo geral para atuarem coletivamente contribuindo com a diminuição de casos da doença”, finaliza o vereador.

plugins premium WordPress