Durante a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos, o presidente da Câmara de Dourados Laudir Munaretto (MDB) destacou o papel fiscalizador do Legislativo, pautando o trabalho na ‘harmonia, diálogo e bom senso, independente de diferenças partidárias, ideológicas’.
O vereador ressaltou os trabalhos que a Câmara Municipal vem desenvolvendo desde o início do ano e destacou algumas melhorias que pretende executar na estrutura física da Casa de Leis e na informatização dos processos administrativos. “Como presidente desta Casa de Leis, pretendo fazer uma gestão profissional, eficiente e moderna, respeitando a nossa Constituição Federal, nosso Regimento Interno e as Leis, pautando nossas ações em produtividade e efetividade”, afirmou
Laudir também pediu apoio dos colegas vereadores e agradeceu a confiança e receptividade entre os servidores. “Os vereadores podem contar sempre com a minha lealdade, desde que nossos anseios sejam os mesmos da população douradense, para que possamos seguir no caminho da ética e da honestidade”, enfatizou.
Entre os principais projetos que estão sendo planejados pela Mesa-Diretora da Câmara está a construção de uma nova sede para o Poder Legislativo, a criação de um aplicativo para facilitar e agilizar o acesso da população aos serviços da Câmara e a implantação da TV e Rádio Câmara de Dourados. “São ações estruturantes que estão sendo pensadas pela Câmara, e com a participação de todos os vereadores, para aproximar a população do Legislativo. A participação popular é de fundamental importância para que possamos cumprir o papel de fiscalização ao Executivo e elaborar os projetos que venham de encontro aos anseios da sociedade”, afirmou Laudir Munaretto.
EXECUTIVO
Já o prefeito Alan Guedes (PP) defendeu o papel institucional da Câmara e pregou a união entre o Legislativo e o Executivo. Citou alguns desafios que considera pertinentes à sua gestão, como o pagamento dos salários em atraso aos servidores públicos municipais e dividas da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados) “Não por opção, mas por necessidade, foi necessário parcelar o salário dos servidores, faltando apenas duas parcelas a serem pagas, uma no dia 16 e outra no dia 26 de fevereiro”, exemplificou.
Contudo, o prefeito destacou algumas ações que considera positivas, entre elas os 2.500 funcionários da linha de frente no combate a Covid-19, já imunizados em conformidade com o Plano Nacional de Imunização e a criação do Portal Transparência no controle da vacinação. “Tenho convicção que na sessão solene de abertura dos trabalhos do ano de 2022 quando aqui voltar teremos muito mais para mostrar e uma cidade melhor do que temos hoje. Nós não nos omitiremos e juntos vamos encontrar grandes caminhos para a cidade”, concluiu.
Ainda durante a sessão solene foi entregue o Título de Cidadão Douradense ao promotor de Justiça, Ricardo Rotunno, por proposição do vereador Olavo Sul (MDB), aprovado por unanimidade na legislatura passada.
Também participou da solenidade o deputado estadual Renato Câmara (MDB), representando a Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul, além de outras autoridades políticas e representantes de segmentos da sociedade.