Lia Nogueira cobra uniformes e condições dignas de trabalho à agentes de saúde e de endemias

-

A vereadora Lia Nogueira (PP) cobrou da Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, uniformes, equipamentos e condições dignas de trabalho aos mais de 300 agentes comunitários de saúde e de endemias do município. Na sessão ordinária desta semana, na Câmara Municipal, a vereadora, além de expor a situação da falta de condições mínimas de atuação destes profissionais, ainda apresentou requerimento à administração municipal cobrando explicações sobre verbas empenhadas à aquisição dos uniformes destes trabalhadores e que estariam emperradas.

De acordo com a parlamentar, tanto os agentes comunitários de saúde, quanto os de endemias, são os olhos da sociedade e o termômetro para que se ter um panorama da real situação da saúde em Dourados. “São eles que fazem as visitas domiciliares, percorrem as mais diferentes regiões da cidade, vão a campo debaixo de chuva ou sol. Mas estes profissionais essenciais para as ações preventivas e de controle de doenças não contam com crachá de identificação, nem tão pouco com uniformes adequados e equipamentos para o trabalho diário. É uma situação que chega a ser degradante”, destacou Lia.

Em recente reunião entre os membros da Comissão de Saúde da Câmara, da qual a parlamentar faz parte, e os representantes da categoria, foi relatado sobre as condições precárias de trabalho. Conforme a direção do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias de Dourados (Sindracse), eles estão há  quase cinco anos sem receber uniformes, bolsas com equipamentos de trabalho para coleta de material para análise e não têm sequer crachá de identificação para as visitas nos imóveis.

No encontro, a direção do Sindracse entregou uma Carta Compromisso à Comissão de Saúde da Câmara Municipal, em que pontua as condições precárias de trabalho, ao mesmo tempo em que busca o apoio dos vereadores para que tais demandas urgentes sejam atendidas pelo município.

Como vice-presidente da Comissão de Saúde, Lia Nogueira não só garantiu apoio aos agentes, como também apresentou nesta última sessão requerimento cobrando do executivo soluções a estas demandas, mas também a destinação de recursos da ordem de R$ 40 mil, por meio de emenda do deputado estadual Renato Câmara (MDB), para aquisição dos uniformes aos agentes de Dourados.

Segundo os representantes da categoria, a emenda de Renato Câmara foi viabilizada em janeiro de 2020. O recurso teria sido destinado ao Departamento Financeiro da Secretaria Municipal de Saúde, com um fim específico, mas desde então eles não tiveram a aquisição dos uniformes formalizada e nem informações sobre esta verba.

“No requerimento que apresentei à administração municipal estamos cobrando resposta sobre a situação precária e até humilhante a que são submetidos os nossos agentes e também sobre o destino da emenda do deputado Renato Câmara. Em qual conta foi depositado este dinheiro, por que a aquisição dos uniformes ainda não foi feita? Mais de um ano da emenda viabilizada e nada? A Secretaria Municipal de Saúde precisa responder aos nossos questionamentos e garantir ao menos condições dignas de trabalho para estes agentes”, ressaltou Lia.

Vereadora Lia Nogueira questiona demora da prefeitura em atender demandas dos agentes comunitários de saúde e endemias.(Foto – Valdenir Rodrigues)
plugins premium WordPress