Mirando as eleições municipais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou oito Estados nas últimas duas semanas em um ‘giro’ pelo Brasil. Porém, segundo a GloboNews, Lula desistiu de passar por três Estados em que foi derrotado por Jair Bolsonaro nas eleições de 2022.
Com isso, ela não irá a Mato Grosso, Goiás e Santa Catarina. Auxiliares de Lula afirmaram que as viagens foram canceladas pelo risco de haver algum tipo de hostilidade com o presidente. Em
Mato Grosso o Plano Safra estava previsto para ser lançado em Rondonópolis, no dia 26 de junho. O evento foi adiado para esta quarta-feira, 3, no Palácio do Planalto.
Em Goiás o petista iria para Goiânia na próxima quarta-feira, (4), para inaugurar unidades do Instituto Federal. Mas, conforme notificou a Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo, a agenda será trocada por uma viagem a Campinas, no interior de São Paulo. Lula ainda não visitou Santa Catarina neste seu terceiro mandato. Até então, estava sendo articulado por aliados que o presidente participasse de um evento no Porto de Itajaí, no próximo sábado, 6. Mas a Secom informou que a viagem à cidade não está prevista na agenda de Lula. No mesmo dia, Jair Bolsonaro e aliados estarão na região, incluindo o presidente da Argentina, Javier Milei.