O vereador Márcio Pudim (PSDB) apresentou no plenário da Câmara uma proposição direcionada ao Poder Executivo Municipal, com a possibilidade de se definir o cargo de coordenador de CEIM (Centro de Educação Infantil Municipal) por meio de eleições nas unidades. Essa proposta foi apresentada na tribuna durante a 28ª Sessão Ordinária do ano, realizada na segunda-feira (29).
Conversando com membros do SIMTED (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) e demais profissionais da área da educação, o vereador recebeu a informação de que já há uma tratativa junto ao Executivo para democratização da gestão dos CEIM’s e que esta tese é defendida até mesmo por pessoas que fazem parte do Executivo.
“Eu acredito que em breve teremos nesta Casa de Leis uma proposta do próprio Executivo Municipal com a intenção de alterar a legislação que disciplina este tema para que a escolha dos coordenadores se dê através de eleições”, destacou Pudim.
A sugestão divulgada pelo vereador já encontra adeptos entre profissionais da área e membros do sindicato. A proposta de eleições para coordenadores de CEIM’s é mais uma tentativa de democratização a respeito do acesso aos cargos de confiança. Essas eleições garantiriam uma participação ativa da comunidade e dos profissionais que conhecem os problemas particulares nas unidades. Além disso, estabeleceria um cenário com pessoas capacitadas para solucionar esses problemas e com a diminuição da possibilidade de que estes cargos sejam usados para barganhas políticas e acordos que em nada beneficiam a comunidade local.
O vereador Creusimar Barbosa (União Brasil) fez coro à sugestão de Pudim. “Bem colocadas suas palavras, vereador. Eu mesmo já havia pensado desde o início do mandato não só nos coordenadores de CEIM’s, como também nos de postos de saúde, termos escolhas por meio de eleições. Acho que essas eleições possibilitariam espaço para pessoas capacitadas e preparadas para dirigir um CEIM ou posto de saúde”.