Menos de doze horas depois do ministro interino da agricultura, Eumar Novacki, falar para jornalistas em Dourados que novas operações deveriam acontecer no prosseguimento da Operação Carne Fraca, a Polícia Federal deflagrou a Operação Lucas, que investiga crimes de corrupção envolvendo servidores do Ministério da Agricultura e empresas fiscalizadas.
A fala do ministro interino aconteceu durante uma entrevista coletiva para jornalista na sede do Sindicato Rural onde ele foi conhecer a Exposição Agropecuária de Dourados, a Expoagro. “Outras operações devem vir, até porque tudo que detectamos de irregularidades dentro da nossa alçada, nós compartilhamos com a Polícia Federal e com o Ministério Público”, disse Eumar.
Na manhã de hoje cerca de 120 policiais federais cumpriram 62 mandados judiciais, sendo 10 prisões temporárias, 16 de condução coercitiva e 36 de busca e apreensão, nos estados de Tocantins, do Pará, Maranhão, de São Paulo e Pernambuco. A Justiça determinou também o bloqueio de contas bancárias e indisponibilidade de bens móveis e imóveis nos valores de R$ 2,2 milhões.