Na Câmara, agentes de saúde cobram melhorias nas condições de trabalho

-

O presidente da Câmara Municipal de Dourados Laudir Munaretto (MDB) recebeu na manhã desta quarta-feira (12) um grupo formado por agentes comunitárias de saúde que atuam na região do Izidro Pedroso, Terra Roxa e Jardim Colibri. No encontro, que aconteceu dentro do espaço semanal  “Café com o presidente”, os profissionais de saúde apresentaram diversas reivindicações e solicitaram o apoio do Poder Legislativo para a implementação de ações voltadas à melhoria das condições de trabalho nas unidades básicas de saúde de Dourados.

As agentes de saúde cobraram melhorias de infraestrutura nas unidades de saúde e mais recursos humanos para garantir o bom trabalho da vigilância em saúde do município. Entre os problemas relatados pelos profissionais está a falta de coordenadores nas unidades de saúde, a precariedade das instalações físicas, a falta de medicamentos, equipamentos e de profissionais para suprir toda a demanda de atendimentos.

Conforme Paula Sabrina Bogarin Gomes, que atua na unidade de saúde do Izidro Pedroso, a melhoria das condições de trabalho, incluindo a disponibilização de mais profissionais, equipamentos e a adequação das instalações físicas das unidades de saúde, é de fundamental importância para que os agentes comunitários de saúde possam oferecer um atendimento de qualidade à comunidade. “Somos a porta de entrada do atendimento SUS na comunidade e procuramos exercer da melhor forma possível essa nossa missão. Ficamos felizes por esse espaço concedido pela Câmara para que possamos discutir a realidade enfrentada pela categoria e reivindicar melhorias nas nossas condições de trabalho”, destacou.

Laudir enfatizou que a participação da categoria é de fundamental relevância para que o Legislativo possa auxiliar a Prefeitura de Dourados na construção de ações concretas para melhorar o atendimento de saúde prestado nas unidades de saúde. O presidente da Câmara informou que todas as reivindicações apresentadas pelas agentes comunitárias de saúde serão encaminhadas ao poder Executivo. “Conheço a importância do trabalho realizado pelos agentes comunitários de saúde. É uma das categorias das mais estratégicas, dentro do universo do SUS. São eles que fazem o primeiro contato com a população, principalmente a mais carente, que necessita de orientação e apoio para ter acesso aos serviços públicos de saúde. Acredito ser nada mais justo encaminharmos esses pedidos ao prefeito Alan e solicitar o esforço do município para a melhoria das condições de trabalho da categoria para possibilitar o empenho máximo de cada servidor, que tem a missão de cuidar da vida de milhares de cidadãos”, finalizou Laudir.

plugins premium WordPress