O PSB irá escolher na próxima quarta-feira (18), durante congresso regional em Campo Grande, os seis delegados com direito a voto na convenção nacional do partido, na qual será homologada a candidatura de Eduardo Campos (PSB/PE) à Presidência da República.
O congresso regional ocorrerá no Conselho Regional de Farmácia, mesmo local onde os socialistas farão a convenção no dia 30 deste mês para oficializar a indicação do candidato a vice na chapa de Nelsinho Trad (PMDB), o suplente de senador e os candidatos a deputado estadual e federal.
De acordo com o secretário-geral do partido no Estado, Sebastião Almeida Filho, o Tiãozinho, a convenção nacional está marcada para os dias 28 e 29 deste mês, em Brasília, e marcará a arrancada oficial da candidatura do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, ao Palácio do Planalto.
Apesar de a vaga de vice estar reservada ao partido, o comando regional ainda faz mistério em relação ao nome que indicará como companheiro de palanque de Nelsinho Trad.
O presidente da executiva regional, prefeito de Dourados, Murilo Zauith, prefere revelar o nome oficialmente somente no dia da convenção, que ocorrerá em Campo Grande na presença das principais lideranças do PSB e partidos aliados.
À reportagem, o secretário de Fazenda de Dourados e segundo-tesoureiro do partido, Walter Carneiro Jr, disse que o grupo dispõe de várias lideranças capazes de ocupar a vaga oferecida pelo pré-candidato do PMDB à sucessão do governador André Puccinelli (PMDB).
As opções seriam o médico Eduardo Marcondes, o vereador Sérgio Nogueira, a Pastora Janete, a advogada Tatiane Ujacow, além de Antonio Freire, Cláudio Freire.
A festa socialista que oficializará a aliança com o PMDB e a chapa de candidatos aos cargos proporcionais ocorrerá das 10h às 12h, no Conselho Regional de Farmácia, na Capital.
A convenção do PSB deverá acontecer paralelamente a do PMDB e partidos aliados, a partir da qual Nelsinho Trad dará início ao confronto com o senador Delcídio do Amaral (PT) e o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB).
Pela legislação eleitoral, os partidos políticos terão de realizar suas convenções até o dia 30 deste mês, desde o início do prazo estimulado – dia 10.
É no período de convenções que os partidos decidem quais eleitores filiados podem pedir registro de candidatura e se disputarão o pleito coligados ou não com outras legendas.
COTAS
Entre as regras a serem seguidas pelos partidos políticos no processo de escolha de candidaturas e coligações está à cota para o preenchimento de cargos, prevista na Lei n° 12.034/2009.
A norma alterou a Lei dos Partidos Políticos (Lei n° 9.096/1995) e a Lei das Eleições (Lei n° 9.504/1997) ao estabelecer que “cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo”, tornando obrigatória a distribuição dos percentuais entre os sexos.