Ramim intervém pelo fim dos alagamentos na sede do DOF

-

Mato e lama dificultam o acesso da população à sede do DOF em Dourados. (Fotos: Assessoria)

Na sessão da Câmara de Dourados desta segunda-feira (10), o vereador Romualdo Ramim (PDT) vai apresentar indicação à Prefeitura Municipal solicitando diversos serviços para a sede do DOF (Departamento de Operações de Fronteira).

Entre eles, estão a roçada e limpeza dos canteiros localizados na frente e nas laterais da unidade, que estão tomados pelo mato. No entanto, a maior dificuldade surge durante as chuvas, quando a via marginal que dá acesso ao departamento fica totalmente alagada. Consequentemente, nos dias de sol, a via pavimentada fica coberta por lama e terra, prejudicando o acesso ao local.

Em dezembro do ano passado, durante uma chuva a água acumulou e invadiu o interior do veículo de um militar que estava fazendo curso na unidade.

“Todos sabemos a importância do DOF para a nossa cidade e o nosso Estado, devido ao papel que desempenha no combate ao crime organizado, e o mínimo que o Poder Público deve garantir é a qualidade da sede da unidade. Por isso, vou solicitar à Secretaria de Serviços Urbanos em caráter emergencial uma frente de trabalho no local, principalmente para desentupir as caixas de captação de águas pluviais, que gera o problema”, explicou Ramim.

Durante visita à unidade, o vereador foi recebido pelo diretor do departamento, tenente-coronel Marcos Paulo Gimenez, que relatou as dificuldades enfrentadas pelos policiais. “Assumimos o comando do DOF no ano passado, porém, os problemas na infraestrutura da unidade acontecem há muitos anos. Nossa missão é atender a população e a situação atual da nossa sede está comprometendo o nosso trabalho, prejudicando o acesso da população ao Departamento. Por isso, solicitamos apenas as condições mínimas necessárias para continuarmos desempenhando um trabalho de qualidade”, disse Gimenez.

O DOF foi criado em 1987 como Grupo de Operações de Fronteira e atua em 51 municípios do Estado. O Departamento funciona há 25 anos em um prédio construído e cedido ao Governo do Estado, em regime de comodato, pela Salve – Sociedade dos Amigos da Liberdade, Vigilância e Esperança, entidade que apoia a organização.

Uma sede própria deve ser construída pelo governo de Mato Grosso do Sul, que vai investir R$ 6,5 milhões. A autorização do início das obras foi feita em 20 de novembro do ano passado, durante a primeira audiência da etapa Dourados do Governo Presente.

Enquanto a nova sede do DOF não fica concluída, o Departamento está localizado na rua Coronel Ponciano, esquina com a Salviano Espíndola, e necessita de melhorias emergenciais para continuar as atividades.

plugins premium WordPress