Reinaldo Azambuja se reúne com secretariado de Marçal Filho e aponta desafios da gestão

-


Ex-governador palestrou por mais de duas horas e apontou a importância da unidade do primeiro escalão para o sucesso do governo Marçal Filho

“A união da equipe, com todos trabalhando em sintonia, focados nas metas e preocupados em garantir a satisfação do cidadão, é a receita para o sucesso de toda gestão.” Com essas palavras o ex-governador Reinaldo Azambuja iniciou uma conversa franca com o secretariado do prefeito Marçal Filho nesta sexta-feira (9), na sala de reuniões da Prefeitura de Dourados. O ex-governador está em Dourados para ser homenageado na noite desta sexta-feira pela Câmara Municipal em sessão solene que acontece no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho. No sábado (10) ele participa da solenidade oficial de abertura da Expoagro 2025.
Reinaldo Azambuja palestrou por mais de duas horas, passando para os secretários municipais um pouco da experiência acumulada como prefeito por 8 anos e governador de Mato Grosso do Sul por outros 8 anos. “Vocês precisam ser criativos no comando das suas secretarias, encontrando soluções para os problemas que vão surgir todos os dias e deverão levar ao prefeito apenas resultados positivos, porque ele já terá problemas demais para resolver”, ensinou. “Estabeleçam metas e cumpram cada uma delas porque vocês têm o desafio de resgatar a autoestima da população, que esperava por uma gestão mais próxima do povo e mais atenciosa, sobretudo com as pessoas que mais precisam do pode público”, completou.
Para o ex-governador é indispensável que os secretários municipais tenham uma visão única da gestão. “Quem está no comando da Secretaria de Obras, por exemplo, não pode ter em mente que os problemas da Secretaria de Saúde não são da responsabilidade dele, porque no governo, todos são responsáveis por tudo e devem trabalhar em conjunto, sem ciúme, sem inveja, sem pouco caso, ou seja, o governo é um só e todos são responsáveis por tudo”, orientou.
Reinaldo Azambuja também falou das iniciativas criativas que adotou quando governou a Prefeitura de Maracaju por 8 anos e elegeu o sucessor. “Mandei instalar câmeras de filmagem nos postos de saúde e nos principais órgãos que atendiam o público e monitorava tudo do meu gabinete, enquanto despachava”, revelou. “Quando percebia que algo estava fora do normal como, por exemplo, a recepção de uma unidade de saúde lotada, na mesma hora ligava para o responsável pela chefia para saber o motivo e cobrar solução”, enfatizou.
A modernidade da gestão pública foi outro ponto abordado pelo ex-governador. “Vocês (secretários) têm que adotar todas as medidas possíveis para tornar a gestão da Prefeitura de Dourados mais eficiente e moderna, porque o poder público é burocrático por natureza e quanto mais eficiente vocês forem, melhores serão os resultados para a sociedade”, orientou. “Quando fui governador do Estado conseguimos enfrentar a burocracia e chegamos ao ponto de aprovar a licença ambiental para uma grande indústria em Três Lagoas num prazo recorde de uma semana”, revelou Reinaldo Azambuja.
Ele também falou sobre o cuidado que teve com Dourados durante os 8 anos que ocupou a cadeira de chefe do Parque dos Poderes. “Tenho um carinho muito grande por Dourados e pela sua gente, porque foi essa cidade que me colocou no segundo turno da eleição para o governo do Estado e contribuiu para minha eleição”, confessou. “Minha contribuição foi cuidar de Dourados como nenhum outro governador havia cuidado, investindo quase R$ 1 bilhão em obras e serviços para a população, fazendo o maior programa de recuperação asfáltica que o município já viu, facilitando a implantação de grandes indústrias e cuidando da cidade que sempre me recebeu com muito carinho”, finalizou Reinaldo Azambuja.
O ex-governador, que é pré-candidato ao Senado Federal em 2026, falou sobre sua amizade de longa data com o prefeito Marçal Filho e ressaltou que o destino de Dourados está em boas mãos em razão da competência, da seriedade, da responsabilidade e do compromisso do atual chefe do Executivo em entrar para a história com uma grande gestão. “Junto com o prefeito, vocês têm a obrigação de seguir resgatando o orgulho e a autoestima da população, mas vejo que as pessoas estão mais felizes com o cuidado que vocês estão tendo com a cidade”, orientou Reinaldo Azambuja.

Ex-governador Reinaldo Azambuja reunido com o prefeito Marçal Filho e secretários municipal na sala de reunião do gabinete.(Foto: Marcos Santos)

plugins premium WordPress