Silas Zanata solicita sistema integrado para postos de saúde de Dourados

-

Silas Zanata solicitou o sistema integrado para postos de saúde. (Foto: Thiago Morais)

O vereador Silas Zanata (Cidadania) solicitou à prefeita Délia Razuk (PTB), durante sessão ordinária desta segunda-feira (30), providências visando a integração dos postos de saúde, através de sistema integrado. A solicitação também foi encaminhada à secretaria municipal de Saúde e de Governo e Gestão Estratégica.

O objetivo do requerimento, segundo Silas, é cobrar a secretaria competente com relação a possibilidade de integração dos postos, através da informatização. O “Sistema Integrado de Saúde” tem por finalidade controlar todo o atendimento ambulatorial de unidades de saúde, desde o acolhimento do paciente até seu atendimento finalizado, disponibilizando, entre outros recursos, o prontuário de todos os usuários, acessível de qualquer posto de saúde, com módulos de total aproveitamento de informações, evitando retrabalho, e permitindo aos profissionais uma completa gestão de atendimento, com visualização precisa de históricos, geração de documentos e, principalmente, solicitações de consultas e encaminhamentos médicos precisos para outras unidades.

“Entendemos que essa seja uma medida de grande relevância social para os munícipes que utilizam os serviços básicos da saúde. A Integração das unidades básicas de saúde pode melhorar o andamento do trabalho de prestação de serviços. Esperamos sensibilizar nossas autoridades no sentido de proporcionar o pleito”, comentou o vereador.

Na mesma sessão, o vereador também solicitou a Délia Razuk e ao diretor do Instituto de Meio Ambiente (IMAM), Welington Luiz Santana Lopes, para que, dentro das prerrogativas, adote providências visando escala para funcionamento dos Ecopontos nos finais de semana e feriados.

“A entrega voluntária de materiais recicláveis é uma medida sobremodo importante para reduzir o descarte de resíduos em locais públicos e privados, haja visto inúmeros pleitos, junto ao nosso gabinete, de munícipes que nos relatam a necessidade do funcionamento dos Ecopontos nos finais de semana e feriados”, ressaltou Silas.

“Temos o conhecimento que existem em Dourados Ecopontos e pontos de entrega voluntária que recebem materiais recicláveis, resíduos especiais (lixo eletrônico, pilhas, lâmpadas, baterias, pneus) e massa verde proveniente de podas”, explicou o vereador. “Com a finalidade de fazer o envolvimento direto da população no processo de destinação dos resíduos gerados em suas ações cotidianas e também estimular: a redução do consumo; a responsabilidade continuada pelo resíduo; o cuidado ambiental e com os recursos hídricos da cidade e a melhoria da qualidade de vida”, completou.

Silas Zanata ainda apontou que a maioria da população aproveita os finais de semana e feriados para realizar a limpeza em terrenos, quintais, além de outros serviços, por isso é necessários que os locais de descarte adequado esteja abertos nestas datas, para evitar o acúmulo de lixo pelas ruas da cidade.

plugins premium WordPress