Vereador Ishy pede que prefeitura providencie ações contra a Covid-19

-

O vereador Elias Ishy solicitou à prefeitura de Dourados que providencie ações no combate e prevenção à Covid-19 no município.  O documento foi apresentado na sessão de segunda-feira, dia 31 de maio. “Da minha parte, quero contribuir e apontar caminhos para que nossa cidade”, afirmou durante o ato legislativo.

O parlamentar aponta que a administração deve apoiar quem está em quarentena. Segundo ele, o governo municipal precisa proteger aqueles que estão sem renda, garantindo, no mínimo, alimentação para as famílias, além da suspensão do corte de energia e água.

Para que as pessoas se conscientizem, Ishy pede que a prefeitura emita mensagens públicas consistentes e oportunas, que contenham segurança e dados reais dos enfrentamentos a Covid-19. Ele lembra que mais de 480 mil brasileiros morreram da doença, são mais de 30 mil casos só em Mato Grosso do Sul e mais de 480 mortes só em Dourados. No último boletim, pelo menos 50 pessoas aguardavam leitos de UTI em nossa macroregião.

O vereador pede que as pessoas continuem com as medidas de proteção, como o uso de máscara, álcool em gel e para não se aglomerarem. “Se puder, fique em casa, antes que as consequências sejam irreversíveis”, lembra. Para o município, ele também pede a testagem em massa, a exemplo do que está sendo realizado em Campo Grande e outras cidades, além do rastreamento de todos aqueles com suspeita de infecção.

O parlamentar também pede o aumento do atendimento da atenção básica, como organizar equipes de saúde para realizar coletas, inclusive nas residências e acompanhar as pessoas próximas aos moradores. Neste sentido, disponibilizar uma central de atendimento médico e psicológico por telefone.

A Câmara, recentemente, realizou a antecipação da devolução, por parte do Legislativo (todos os vereadores), de R$ 2 milhões de sobras do duodécimo para o Executivo Municipal reforçar a estrutura da saúde pública e ampliar as ações de combate à pandemia. Ishy, ainda em maio, solicitou urgência na reativação dos Processos de Esterilização suspensos nas unidades de saúde do município, além de informações das licitações e aquisições de materiais para as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Por fim,  ele também questionou informações referentes às campanhas de vacinação e gripe. Ele lembrou, durante a fala na sessão, que o lockdown ameniza a situação e o que é essencial para que as atividades voltem é a vacina. “Desde o início cobramos do Governo Federal e Estadual a aquisição para que a nossa população seja imunizada. Quem tem que falar e quem temos que ouvir é a ciência”, finaliza.

plugins premium WordPress