Todos os servidores do Detran coletaram material para exame de covid-19.(Fotos: Franz Mendes)

A Unidade de Suporte à Urgência (USU) da UFGD, em colaboração com o Núcleo Suplementar da Vigilância Epidemiológica (Vigep) do município de Dourados, iniciou o monitoramento de surtos de covid-19 em Dourados. Ontem a primeira ação já foi realizada com a coleta de material RT-PCR em todos os servidores do Detran, a pedido do órgão. A ideia é fazer a coleta volante do RT-PCR em vários locais da cidade. A USU fará o levantamento, organização e notificação dos casos.

Toda coleta das amostras para análise será executada por profissionais de saúde da empresa JBS, com suporte técnico da infectologista do HU-UFGD, Andyane Tetila.A prioridade da ação será dada a todos os funcionários de hospitais, públicos e privados. O material será enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), em Campo Grande, para realização do exame e detecção da doença ou não.

A meta é contribuir com ações de vigilância em saúde isolando pacientes positivados o mais rápido possível.Além de colaborar com a equipe, a UFGD também está disponibilizando veículo para o transporte necessário e toda infraestrutura adequada com computadores, telefones, serviço de hotelaria e vigilância 24h, na Unidade 1.Toda ação tem coordenação da equipe de Vigilância em Saúde do município de Dourados.