59 pessoas aguardam uma vaga na UTI em Dourados

-

Os dados apresentados pelo Boletim da Covid-19 mostram que a taxa de mortalidade do vírus em Dourados é de 224 para cada 100 mil habitantes. Segundo o informe da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), 513 pessoas foram vítimas das Covid-19, dessas 219 eram moradores da cidade e outros 295 de municípios vizinhos, que compõe a macrorregião.

Só nas últimas 24h, 10 pessoas morreram em decorrência da doença nos hospitais de Dourados. Com isso a taxa de letalidade voltou a subir, chegando a 1,6%. Foi por causa desses números e da crescente e alarmante fila por um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), que hoje está com 59 pessoas aguardando por uma vaga, que o prefeito de Dourados, Alan Guedes decretou lockdown no município. A medida é uma forma de desacelerar o contágio e assim, desafogar a saúde do município. Segundo o secretário municipal de saúde, Edvan Marcelo Marques, é necessário pensar na vida nesse momento. “Atendemos toda a macrorregião, são 33 municípios, cerca de um milhão de pessoas”.

No anúncio das medidas restritivas o prefeito, Alan Guedes, reforçou que não aceitará que pessoas morram em casa sem oxigênio, sem assistência. “Não posso e nem quero dizer não aos pacientes que vem da nossa macrorregião. Sabemos que o empresariado sustenta a economia, mas nesse momento peço a compreensão de todos. Serão 14 dias de esforço coletivo. Entendemos que é um momento que a sociedade precisa se unir para juntos oferecermos condições para que o serviço de saúde continue atendendo”, pontuou o prefeito.

plugins premium WordPress