Amigos Del Chaco da UCP levam ajuda para vítimas de incêndio florestais

-

A falta de água potável é um dos maiores problemas da população local. (Foto: Wagner Gomes Moreira )

Ainda era madrugada de sábado quando o Esquadrão da Solidariedade “Amigos Del Chaco Paraguayo” da Universidad Central Del Paraguay partia de Pedro Juan Caballero para a comunidade de Santa Teresita, na cidade de Mariscal José Félix Estigarribia, departamento de Boquerón.

Nem mesmo os 700 quilômetros de distância e o cansaço da longa jornada tiraram o animo dos médicos, enfermeiros e universitários que foram levar um pouco de alento para o povo sofrido daquela comunidade atingida recentemente pelos incêndios florestais que atingiram  cerca de 100.000 hectares e  pelo calor intenso que castigou a região.

A Clínica Móvel da UCP atendeu cerca de 500  pessoas com atenção básica de saúde e foram distribuídos mais de 25 mil litros de água para as  comunidades de Takye Axá,Guarani,Nivaclé e Guarani Añete com mais de 1500 familias beneficiadas inclusive com cestas básicas. A região é uma das mais carentes de água de boa qualidade do Paraguai e apresenta um consistência salobra como em algumas partes do nordeste brasileiro.

Muitos dos atendidos chegaram a chorar ao receber os donativos levados pelo “Amigos Del Chaco” da UCP. “Já não tinham mais nada para dar para meus filhos comerem e beberem”, disse uma mãe emocionada.

O Diretor Geral da UCP, Karlos Bernardo disse que estava muito orgulhoso de sua equipe de profissionais médicos, de enfermagem e do universitários que demonstraram senso humanitário e de comprometimento com o próximo.

Já o vice-diretor Edgar Núñez disse que é gratificante como ser humano ter a oportunidade, apesar da distância poder levar  alguma esperança e conforto às pessoas necessitadas.

Para os alunos a experiência vivida neste final de semana ficará para sempre na vida de cada um pois puderam conhecer outras realidades que os levaram a valorizar o sentido da vida, família e conhecer de perto o verdadeiro sentido da palavra gratidão.

plugins premium WordPress