Atendimento de ônibus deve zerar fila de exames de mamografia

-

Délia Razuk falou sobre a importância de ações para a prevenção das doenças, principalmente o Câncer. (Foto: Luiz Radai/Assecom)

A meta dos atendimentos realizados nos ônibus do Projeto de Prevenção ao Câncer (Previni) é zerar a fila de espera dos exames de mamografia no município de Dourados. Este é o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde no contexto da campanha Dourados Rosa e que motivou a parceria com a Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul (Cassems) e com o Previni.

Esta meta também foi ressaltada pelo presidente da Cassems, Ricardo Ayache, e pelo médico oncologista Fabricio Colacino, do Previni, durante a solenidade oficial de lançamento da atividade ocorrida na noite de quarta-feira. “Escolhemos Dourados para completar os seis anos de atendimentos dos ônibus que chegou a 60 mil realizados em todo o Estado. Escolhemos Dourados pela receptividade que tivemos e porque aqui havia uma fila de 600 pessoas esperando os exames e pretendemos zerar esta fila”, disse Fabricio Colacino.

A duas unidades móveis atendem na Praça Antônio João, até esta sexta-feira, no contexto da campanha Dourados Rosa, instituída pela Prefeitura através da Secretaria de Saúde, parceria que Ayache fez questão de salientar como fundamentais para a prevenção ao câncer.

“Vamos comemorar a saúde. Gostaria de ressaltar a importância da prefeita Délia e do secretário Renato Vidigal. Cá pra nós. Para fazer gestão em saúde só com muita vontade de transformar para melhor a vida e a saúde das pessoas. Não fosse este apoio não estaríamos aqui para executar um trabalho que vai zerar a fila de mamografia da cidade de Dourados pela primeira vez na história”, disse Ricardo Ayache.

A prefeita Délia Razuk falou sobre a importância de ações para a prevenção das doenças e citou não só as ações na área da saúde, mas também em outras frentes. “Temos um compromisso com as pessoas e trabalhado na prevenção. Para isso, além de ações como esta aqui na praça, temos as ações que ocorrem no Jorjão, nos esportes, nos Cras, enfim, em várias áreas e contribuem para o bem-estar e saúde das pessoas. Em especial hoje aqui, quero agradecer a Cassems pela parceria”, disse a prefeita.

Secretário de Saúde, Renato Vidigal falou dos avanços que Dourados tem conquistado. Entre eles, a efetivação da Policlínica de Atendimento Infantil (PAI), a melhoria do índice de captação de órgãos doados que têm salvado vidas e, principalmente, o trabalho para sanar demandas da oncologia. “Muita gente fala mal do Hospital da Vida, mas foi lá que ocorreu a captação de um coração doado, feito por médicos renomados do Incor. É lá que toda a demanda da região é atendida. É lá que pacientes do câncer têm sido amparados. O trabalho é grande e ninguém aqui tem fugido da responsabilidade”, ressaltou Vidigal.

A fala foi reforçada pelo presidente da Associação de Combate ao Câncer da Grande Dourados (ACCGD), Izomar Galeano. “O Hospital da Vida não é o suprassumo da referência que precisamos, mas está com as portas abertas e atendendo 23 pacientes do câncer. O suporte que a Secretaria de Saúde tem dado é muito importante”, disse.

O vereador Junior Rodrigues, representando a Câmara de Dourados, parabenizou a Prefeitura. “Dentro da administração Délia Razuk o que existe é trabalho. Tenho visto que todos estão dedicados, diuturnamente. Existem situações que têm sido lançadas como descrédito, torcendo para que tudo dê errado. Mas o trabalho está sendo feito. Não existe milagre, existe a força do trabalho e Dourados só vai progredir”, disse.

Na solenidade estiveram presentes os secretários municipais de Dourados e das cidades de Deodápolis e Douradina, representante da Cerdil, parceira do evento, e comunidade em geral.

plugins premium WordPress