Barbosinha pede inclusão de cuidador familiar como prioritário à vacina contra Covid-19

-

O deputado estadual Barbosinha (DEM) fez um apelo durante a sessão ordinária desta quinta-feira (13) para que fossem incluídos no grupo prioritário de vacinação contra o novo coronavírus os cuidadores familiares das pessoas com deficiência. “Eu me inspiro em uma carta aberta divulgada em nome de Viviane Amendola da Motta Salomão, que também é mãe de uma pessoa com deficiência, e solicito que ao menos um dos cuidadores dos especiais sejam vacinados”.

Na justificação de indicação apresentada nesse sentido, o deputado douradense observou que, além dos cuidados básicos com higiene e locomoção, o cuidador pode proporcionar ao PCD uma vida plena, ao auxiliar e estimular o convívio social e a ocupação dos espaços de interesse, entretanto, o cuidador não consegue garantir que todas as normas de biossegurança da Covid-19 sejam cumpridas, devido ao trato constante e permanente que a tarefa impõe”.

Barbosinha ainda narrou parte da carta aberta, de Viviane Salomão: “Tenho um filho especial com paralisia cerebral, ficamos entre fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, às vezes dias em hospitais, psicólogos, neurologistas, somos um pouco mãe, médicas e enfermeiras, e estamos correndo riscos. O maior medo de uma da mãe de especial é partir e deixar em vida uma criança que demandará sempre cuidados, que só quem tem por perto alguém assim sabe, entende”. Viviane é filha da secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta.

“Eu levanto a bandeira para abrangermos a vacinação para pelo menos um cuidador das crianças especiais. É um incentivo muito forte da preocupação de eventualmente enfrentar uma Covid e deixar nossos filhos”, pediu o deputado, clamando pela sensibilidade do governador Reinaldo Azambuja e do secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende. “Apelo para que seja disponibilizado, na forma de um cadastro, ao menos uma pessoa indicada como cuidador para ser imunizada”, indicou o deputado Barbosinha.

plugins premium WordPress