BPW realiza mesa redonda para conscientizar a doação de órgãos e tecidos em Dourados

-

Mesa redonda reúne, pela primeira vez, especialistas no transplante de órgãos e tecidos. (Foto: Assessoria)

A Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais – BPW Dourados, por meio de sua Comissão de Saúde e, em conjunto com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), realizou na manhã de ontem, dia 11, a mesa redonda da Campanha “Doando Vida”, que tem o objetivo de promover, mobilizar e conscientizar a sociedade para a importância da doação de órgãos, tecidos e leite materno.

Pela primeira vez em Dourados, profissionais de renome, explanaram sobre os “Avanços e Desafios na Doação de Órgãos e Tecidos”: o médico nefrologista intensivista, Antônio Pedro Lucas Bittencourt; o médico hematologista, Daniel Salas Steinbaum; a médica intensivista Silmara Harumi Nomoto; a médica oftalmologista e diretora do Banco de Olhos da Santa Casa de Campo Grande, Cristiane Bernardes; a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Claire Carmen Miozzo; a coordenadora do Hemosul Dourados, Marcia Tinós e a assistente social do Hemosul Dourados, Márcia Furtado.

O evento foi organizado pela Comissão de Saúde da BPW e pela UFGD, através da professora, Jane Correia Mendonça, do chefe da Incubadora de Tecnologia Sociais, professor Ijean Riedo e pela pró-reitora de Extensão, Josiane Freitas. Entre as autoridades que prestigiaram o evento, estiveram presentes, o presidente da Câmara Municipal de Dourados, Alan Guedes e a advogada Helena Izidoro, presidente da Comissão de Saúde da OAB de Dourados.

Para o nefrologista e intensivista Antônio Pedro, o Município de Dourados precisa de ações como esta, para reagir e mudar os números na tabela de doação.

A professora da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia da UFGD, Jane Correia Mendonça, afirmou que dentro do contexto e de toda mobilização, a mesa redonda reuniu profissionais gabaritados e com certeza ajudará na conscientização e na promoção das próximas ações. “Para os universitários, o aprendizado e a emoção passada pelos profissionais não serão esquecidos. São eles os disseminadores de informações às famílias e à sociedade, sobre a responsabilidade e importância da doação de órgãos”, enfatizou Jane.

Em Dourados, a Campanha conta também com a parceria do Governo do Estado, Central Estadual de Transplante (CET-MS), Secretaria Municipal de Dourados, Câmara Municipal de Dourados, Rotary Distrito 4470, Hemosul Dourados, CIHDOTT do Hospital Universitário, Run4Fun, ACED, Hospital Evangélico Mackenzie e as Ligas Acadêmicas de Infectologia (LAINF), Anatomia (LACC) e Transplante (Lactote) da UFGD. As empresas que estão ajudando a viabilizar o projeto no Município são: São Bento Incorporadora, Escola Nova Época, Uniodonto, Hope, La Belle Estética e Fotodepilação, Dondolini, Gráfica Stilus e Dourahidra.

A Campanha, é um projeto nacional da BPW, realizado em todas as cidades onde funcionam a associação e, em Dourados, através da presidente Evânia Ribeiro, está sendo coordenado pela coordenadora da Comissão de Saúde, Cristiane Iguma Câmara, e pela coordenadora-adjunta, Sandra Araújo de Oliveira, com o empenho de todas as integrantes da Comissão, Tânia Pizzini, Guilhermina Ortiz, Eliane Remonti, Gisele Pedrozo e Camila Armstrong, e ainda o apoio de membros da diretoria, como as que se fizeram presentes, Ely Oliveira, coordenadora de Negócios, e Irma Lupinetti, primeira Tesoureira da BPW.

plugins premium WordPress