Câmara recebe prestação de contas da Saúde

-

A Câmara Municipal de Dourados recebeu na manhã desta quinta-feira (27), no plenário Weimar Gonçalves Torres, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde para apresentação da audiência pública de prestação de contas do 1º quadrimestre de 2021.
A audiência foi conduzida pelo presidente da Comissão Permanente de Saúde, vereador Dr. Diogo Castilho (DEM), vice-presidente, vereadora Lia Nogueira (PP) e vereador Fábio Luis (Republicanos).


Durante a reunião, técnicos da Secretaria apresentaram dados referentes aos atendimentos prestados à população nos primeiros quatro meses de 2021, comparando com os anos anteriores, a necessidade em orientar a população a procurar unidade de saúde, repasses feitos ao município no combate à Covid-19 e a dificuldade em fixar profissionais de medicina recém-formados no município.


Segundo os técnicos, a atenção primária tem atualmente um déficit de 15 médicos, o que prejudica ainda mais os atendimentos à população. Além disso, todos os postos de saúde passarão a atender pacientes que apresentarem síndrome respiratória.
Entre os assuntos debatidos, os vereadores e demais presentes discorreram sobre Dourados ser macrorregião e atender 32 municípios, somando aproximadamente 800 mil pessoas.
Por fim, foi reiterado o fato de Dourados ter o pior salário de médico de atenção primária de Mato Grosso do Sul. “Estávamos com o contrato pronto para uma médica assinar, porém, ela recebeu a proposta para receber o dobro em Ivinhema e foi para lá. Essa questão salarial já não é de competência da Secretaria de Saúde, mas precisa ser resolvida”, pontuaram.
A audiência pública foi restrita ao público por causa da pandemia de Covid-19.


Audiência apresentou balanço da saúde referente ao primeiro quadriênio de 2021.(Foto: Valdenir Rodrigues)
plugins premium WordPress