Campanha de Vacinação contra a gripe atinge quase 85% de cobertura em Dourados

-

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será encerrada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (31) e Dourados atinge, até poucas horas antes do encerramento,perto de 85% de cobertura vacinal. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a partir de segunda-feira (3 de junho), as vacinas que sobrarem da campanha serão destinadas ao público em geral.

Como não ocorreu prorrogação da campanha por parte do Governo Federal, Edvan Marcelo Moraes Marques, diretor do Núcleo de Imunização da Sems, ressalta que a disponibilidade de doses para o público geral depende da quantidade considerada sobra da campanha. “A população não deve achar que tem dose para todos, mas teremos uma quantidade boa para disponibilizar. Ressalto, no entanto, que as pessoas inseridas nos grupos prioritários continuam convocadas a se vacinar. São eles os elencados pelo Ministério da Saúde como ‘indivíduos-chave’ no combate à doença”, disse.

Na segunda-feira passada (27) o ministro Luiz Henrique Mandetta, da Saúde, havia anunciado a prorrogação da campanha, no entanto, na quarta-feira (29), voltou às redes sociais para reiterar que a vacinação terminaria nesta sexta. A informação gerou algumas dúvidas na população que são esclarecidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

ConformeEdvan, a meta estipulada para Dourados é vacinar 90% da população inserida nos grupos prioritários e, se levado em consideração o índice do ano passado (perto de 80%), e algumas circunstâncias deste ano, o índice é considerado satisfatório. Além disso, Dourados está acima da média estadual se levados em consideração os dados gerais de Mato Grosso do Sul que tinha 67% de cobertura até dia 27, segunda-feira.

“Mesmo que tenhamos uma vacinação baixa entre os indígenas por conta da paralisação dos servidores federais da Sesai o número quase bate a meta. Há 15 dias o índice entre os indígenas estacionou em 67%. Como o trabalho nas aldeias é mais itinerantenão é normal eles saírem da aldeia para vacinarem-se na cidade, mesmo que todos os postos estejam aptos a receber estas pessoas. Assim, puxou o indicador pra baixo e isso foge da nossa atuação”, disse, lembrando que em torno de 5 mil índios não receberam a dose.

Edvan ressalta que qualquer indígena que quiser se vacinar ainda pode ir a qualquer posto de saúde. Também em relação aos demais grupos prioritários, quem ainda não se vacinou, deve ser imunizado. “Os prioritários continuam sendo os principais alvos da vacinação e quem ainda não se vacinou deve procurar os postos”, disse.

Todas as 36 unidades de saúde seguem com a campanha nesta sexta-feira e, a partir de segunda-feira, também farão a vacinação ao público geral, mediante a demanda por região.

plugins premium WordPress