Carreta do Hospital do Câncer desafoga lista de espera na CAM  

-

Carreta estacionada de modo estratégico para manter a comodidade às mulheres que aguardam atendimento dentro da CAM. (Foto: Luiz Radai)

A carreta do Hospital do Câncer de Barretos, da base de Nova Andradina, atende esta semana na Clínica de Atendimento à Mulher de Dourados, no Jardim Água Boa. A visita é fruto de parceria com a Prefeitura de Dourados, via Secretaria de Saúde, e vai desafogar a fila de espera do Sisreg, principalmente em relação às mamografias.

Segundo a Secretaria de Saúde, são pelo menos 140 mulheres aguardando mamografia pela lista do Sisreg. Já em relação aos preventivos, não se configura uma lista de espera, já que o exame é de controle da paciente.

Nesta semana, serão 200 mamografias e 300 preventivos feitos na tarde desta segunda-feira (19), entre 13h e 17h, de terça a quinta-feira, entre 7h e 17h, e na sexta-feira, entre 7h e 11h.

Em janeiro, a equipe que gere o itinerário da carreta, esteve em Dourados e articulou a visita com o secretário Renato Vidigal. Os atendimentos acontecem para as mulheres que estão aguardando atendimento pela central de regulação.

“O atendimento será feito na Clínica de Atendimento à Mulher porque este já é um ambiente de bem estar, de acolhimento para a mulher que é atendida lá o ano todo”, disse o secretário Renato Vidigal.

A Prefeitura contribuirá com a logística de atendimento e suporte à equipe da carreta, com hospedagem e alimentação durante a semana.

Segundo a Secretaria de Saúde, as mulheres que receberão os atendimentos precisam levar documentos pessoais, cartão SUS e comprovante de residência. A idade mínima para o preventivo é 25 anos. Para a mamografia, 40 anos.

A previsão de retorno da carreta a Dourados é para o segundo semestre, devido a todo o itinerário cumprido pelo Estado. O veículo recebe o nome de Aldegonda Dacome Capuci,  mãe de Ademar Capuci, um dos pioneiros nas atividades em prol do Hospital de Câncer de Barretos em Mato Grosso do Sul.

plugins premium WordPress