Cassems de Dourados abre Semana da Amamentação com dicas sobre aleitamento materno

-

No Hospital Cassems de Dourados, a Semana da Amamentação reuniu um grupo de mães participantes do Projeto Casal Grávido desenvolvido pela Diretoria de Assistência à Saúde (DAS), da Cassems. As mães tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades preparadas especialmente para comemorar o Agosto Dourado, mês dedicado ao aleitamento materno.

Para desenvolver as atividades foram convidadas a fonoaudióloga Simone Espinosa, especialista em amamentação do Projeto SOS Amamentação, além da psicóloga Tânia Sotta, consultora em amamentação e sono infantil e instrutora de Shantala; e Luiza Doff Sotta, pediatra especialista em nutrologia materno-infantil. Larissa Mendes de Amorim Silva, nutricionista clínica e a estagiária de nutrição, Elenice Koch Tasso, também integraram a equipe que conduziu o evento.

Em formato de bate-papo, o encontro entre as especialistas e as futuras mamães abordou mitos e verdades sobre a amamentação. Um dos assuntos colocados em pauta foi a forma correta que o bebê deve fazer a pega da mama para sugar o leite materno. A psicóloga Tânia Sotta ensinou alguns movimentos da shantala e explicou quantos benefícios podem ser obtidos com a massagem. “A shantala proporciona muitos benefícios para a criança. A massagem no peito melhora a respiração, os movimentos na barriga contribuem para o funcionamento do estômago e do intestino e ajuda a desenvolver a musculatura. O mais importante da shantala é que a massagem fortalece o vínculo entre a mãe e o bebê”, explica Tânia.

A pediatra Luiza Doff Sotta fez diversas orientações e ensinou algumas manobras em caso de afogamento. Na parte de nutrição, as mães participantes receberam orientações sobre a importância da amamentação e dicas de como se alimentar bem no período gestacional.

plugins premium WordPress