CCZ intensifica mutirão contra o Aedes aegpyti e mantém população em alerta

-

Fotos – Divulgação/CCZ

Sete caminhões de entulho foram retirados durante ação de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, sob coordenação do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) no distrito de Vila Vargas, nos dias 21 e 22 deste mês, com apoio do Imam (Instituto de Meio Ambiente) e Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos).

Durante os dois dias, agentes de combate a endemias visitaram domicílios e comércio, conscientizando moradores através de palestra e distribuição de materiais educativos. Foram recolhidos lixo e recipientes que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti.

Além de orientações sobre os cuidados que devem ser tomados em relação ao acondicionamento do lixo; limpeza da vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas, que não podem ter água parada; limpeza dos terrenos e das caixas d’águas e outros lugares que houver condições propícias para o mosquito se reproduzir, como água parada; foram entregues também aos moradores, folder educativo com informações sobre o mosquito e os cuidados necessários para reverter o quadro.

No sábado (22), a atuação conjunta entre CCZ, Imam, Semsur, internos do Estabelecimento Penal Masculino de Regime Semiaberto e Aberto de Dourados e também dos agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde da unidade de saúde do distrito, resultou em um mutirão de limpeza para detectar possíveis focos do mosquito. A vistoria foi minuciosa, haja vista o volume de chuva desde o início do mês, facilitando o acúmulo de água e consequentemente o foco de criadouros.

A coordenação dos trabalhos considerou a ação altamente positiva. Foram encontrados 12 focos, coletados e enviados para analises; e foram retirados sete caminhões de matérias que poderiam acumular água, como lonas, pneus, materiais recicláveis, entre outros. Dos cerca de 800 imóveis vistoriados, 31 foram notificados, entre terrenos baldios e casas abandonadas, para que seus proprietários procedam à limpeza.

A ação em Vila Vargas envolveu 10 agentes de combates a endemias e cinco agentes comunitários de saúde, além de três supervisores de área. Anda durante a ação, foram imunizados 30 pets, entre cães e gatos, com a vacina antirrábica.

De acordo com Emerson Eduardo Correa, do Departamento de Vigilância em Saúde, as ações de combate ao Aedes aegypti, embora repetitivas, são necessárias. “A responsabilidade vai muito além dos órgãos públicos, ela é de todos. A conscientização da população e a tomada de medidas são fundamentais para obtermos resultados. Com as campanhas veiculadas na mídia pelo governo, a população já está ciente da doença, porém, é necessário ficar sempre em alerta e consciente que a mudança de atitude e o engajamento de todos na busca de reduzir os focos e proliferação do mosquito é imprescindível”, diz.

O Centro de Controle de Zoonoses tem convocado a população de Dourados e distritos a continuar, de forma permanente, com a mobilização de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré, o Aedes aegypti.

“O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças. No entanto, a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano. Por isso, a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Essa é a única forma de prevenção”, conclui relatório de Ramão Ferreira, supervisor de micro área do Centro de Controle de Zoonoses.

A próxima ação será desenvolvida neste sábado, 29, na região compreendida pelas ruas Monte Alegre até Manoel Santiago e Cabral até Iran Pereira.

plugins premium WordPress