CCZ vai intensificar ações de combate ao Aedes aegypti

-

Dourados registrou, só neste início de ano, 14 casos positivos de dengue e nove casos de chikungunya. (Foto: Arquivo/Assecom/CCZ)

A Prefeitura de Dourados, por meio departamento de vigilância em saúde do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) está intensificando as ações de prevenção à dengue e demais doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti – zica vírus e chikungunya. Além das visitas de rotina, os agentes de endemias estão atendendo denúncias sobre residências e terrenos sujos, favoráveis à incidência do mosquito, com notificação dos proprietários. Também estão sendo intensificadas as visitas a pontos estratégicos, como borracharias, ferro velhos, etc.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, até o final da terceira semana de 2020, 69 notificações haviam sido feitas, com o registro de 14 casos positivos para dengue e nove casos positivos para a chikungunya. Dentro dos registros, há dois casos de notificação para dengue e um para febre chikungunya, sem confirmação de positividade.

Ainda dentro do serviço de mapeamento e combate, foi constatado índice de 0,9% para o LIRAs (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti), o que corresponde a um dado satisfatório, segundo avalia Emerson Eduardo Corrêa, do Departamento de Vigilância em Saúde.

O LIRAa identifica os criadouros predominantes e a situação de infestação do município e permite o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas. Conforme o CCZ, isso demonstra que o trabalho de combate tem sido bom e também que a população tem participado com afinco, o que deve continuar.

ALERTA

Apesar de o município estar no nível de baixa incidência de casos de dengue, o Centro de Controle de Zoonoses alerta para prevenção da doença. O período de calor e chuvas constantes é considerado ideal para reprodução do Aedes aegypti.

O CCZ ressalta que a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a reprodução do mosquito transmissor da doença. O recolhimento de embalagens dos quintais, como copos plásticos, tampinhas de garrafas, pneus velhos, sacos plásticos, entre outros, é necessário para contribuir na prevenção.

Imóveis não habitados e terrenos em condições que notavelmente são atraentes para o mosquito da dengue devem ser denunciados ao CCZ, para que os agentes façam vistoria. O telefone para contato do CCZ é 3411-7753.

plugins premium WordPress