Com piquenique no Parque das Nações, Cassems realiza roda de conversa com público jovem

-

Na última quarta-feira (20), a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) realizou a roda de conversa: “Papo Reto” no Parque das Nações. No encontro, os médicos Maria Auxiliadora Budib, Odilon Coral e a psicóloga Cláudia Skuzala ofereceram orientações aos jovens beneficiários sobre crescimento, autocuidado e sexualidade. As atividades têm apoio da Associação Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência (Sogia BR).

Para a diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, a atenção para os beneficiários durante a adolescência contribui para um futuro mais consciente em relação aos cuidados com a saúde. “Esse é nosso segundo evento para adolescentes, estamos levando um papo reto sobre o que acontece na vida dos jovens e como eles gostariam de conversar sobre isso. Se a Cassems abrir as portas para esse público, com certeza eles serão adultos mais saudáveis, mais felizes e que fortalecem a sociedade como um todo”.

O médico generalista Odilon Coral integrou a roda e salientou que, cada vez mais, a Cassems pretende conscientizar os jovens beneficiários. “Estamos tratando diversos assuntos com eles, como DST’s, álcool, saúde mental e a repercussão desses temas na vida de cada um. Alguns são mais tímidos, outros não, mas conseguimos atingi-los”.

De acordo com Anny Gabriele Cardoso, de 18 anos, destaca que a roda ofereceu informações seguras sobre saúde, por meio da intervenção de profissionais. “Foi muito interessante, porque conseguimos ter contato com outros jovens e compartilhar os nossos medos, sabendo que não estamos sozinhos”.

A beneficiária Natali Santos afirma que a roda foi uma experiência positiva. “Tive acesso à vários conhecimentos, perdemos a vergonha de conversar sobre assuntos relacionados à saúde. A maioria dos adolescentes não tem abertura para conversar com os pais e, com essas iniciativas, trabalhamos isso”.

Para Camila Honorio, jovem beneficiária, iniciativas como essas são importantes para que os jovens tenham com quem conversar sobre as suas dúvidas. “Chegamos aqui com receio, mas vemos que tem pessoas com os mesmos problemas que os nossos e nos sentimos abraçados, com pessoas nos orientando com embasamento”.

plugins premium WordPress