Com pizza e tiramisù, curso de culinária para crianças tem como tema ‘Cozinha Italiana’

-

Na noite da última quinta-feira (15), às 18h, o Programa de Nutrição da Cassems (Pronutri) realizou um curso de culinária italiana para os pequenos beneficiários. Com foco na alimentação correta das crianças, o programa de prevenção fez receitas tradicionais com substituições mais nutritivas. O curso é ministrado no Centro de Prevenção em Saúde da Cassems, na Rua Abrão Júlio Rahe, 97. Para se inscrever ou ter informações sobre o curso, o beneficiário pode se ligar para (67) 3382-8584. As aulas são gratuitas.

Para esta edição, foram feitas preparações de pizzas e tiramisù, uma sobremesa típica da Itália. Para potencializar os nutrientes dos alimentos e diminuir o valor calórico, os ingredientes tradicionalmente usados foram substituídos por farinha integral, de couve-flor e amêndoas. Mesmo com as trocas, os pratos foram aprovados pelos pequenos beneficiários e são tão saborosos quanto suas versões populares.

O nutricionista da Cassems, Gabriel Borges, explica que o principal aprendizado do curso de culinária para os alunos foi a substituição de carboidratos simples, que são açúcares e farinhas refinadas, por carboidratos complexos. “Nós trouxemos, para essas preparações, farinhas complexas. A receita tem mais fibra, o que diminui o índice glicêmico e oferece um bom valor proteico. São pratos que possuem o mesmo gosto das tradicionais, mas com uma modalidade bem funcional em suas preparações”.

Ainda, Borges explica a diferença entre carboidratos simples e complexos, e seus benefícios para o organismo. “Esse carboidrato complexo, diferente do simples, vai ter uma diminuição na liberação de glicose para dentro da corrente sanguínea. Então, o intuito é melhorar a absorção intestinal e aumentar a quantidade de fibras no prato”.

A beneficiária Amanda Ivani Albuquerque conta que é a segunda vez que participa do programa de prevenção. “Eu acho muito legal para aprender à comer melhor. O gosto das receitas é parecido com o tradicional”. A beneficiária Rebeca Érica de Oliveira explica que se surpreendeu com os sabores. “Eu gostei mais da pizza de massa integral com queijo. É muito gostosa”.

Para a pequena beneficiária, Sofia Zukala Pereira, as preparações com carboidratos complexos foram uma novidade. “É a primeira vez que participo do curso de culinária. Eu achei o cardápio bem gostoso, nunca tinha comido pizza de couve flor e com queijo de búfalo. A comida é muito saborosa. Chegando em casa, vou pedir à minha mãe para reproduzir. Também, achei o doce muito bom”.

Davi Fagundes de Almeida é um participante assíduo das aulas de culinária saudável para crianças. Além de aprender as receitas e reproduzir em casa, ele realiza acompanhamento nutricional na Cassems para combater a obesidade e já nota resultados. “Hoje, eu gostei muito do cardápio da cozinha italiana. Na pizza, vai muita massa, e massa é muito pesada, mas, como deu pra ver, é possível fazer de maneira mais saudável. A couve-flor, por exemplo, é uma opção não tão calórica. Gostei da pizza de massa totalmente integral, com queijo, cebola e azeitona”.

Ainda, o pequeno beneficiário explica que os aprendizados das aulas já alcançaram a sua família, influenciada pelo seu esforço para ter uma alimentação mais saudável na mesa. “Não só a minha saúde, mas da minha família, está indo muito bem. Uma pessoa que realiza uma alimentação saudável pode ajudar as pessoas da sua casa e levar essas boas práticas”.

Confira as próximas edições do programa de culinária para crianças da Cassems:

19/09 – Lanche escolar saudável

24/10 – Preparações de verão saudáveis

21/11 – Festa de aniversário saudável

plugins premium WordPress