Crianças aprendem alternativas saudáveis de lanches em aula de culinária da Cassems

-

Na noite da última quinta-feira (19), às 18h, o Programa de Nutrição da Cassems (Pronutri) realizou um curso de lanches escolares para os pequenos beneficiários. Com foco na alimentação correta das crianças, o programa de prevenção fez receitas tradicionais com substituições mais nutritivas. O curso é ministrado no Centro de Prevenção em Saúde da Cassems, na Rua Abrão Júlio Rahe, 97. Para se inscrever ou ter informações sobre o curso, o beneficiário pode ligar para (67) 3382-8584. As aulas são gratuitas.

Para esta edição, foram feitas preparações saudáveis de lanches escolares, ou, ideais para comer durante a manhã e tarde. As receitas ensinadas foram granola caseira, esfirra integral de brócolis e ricota, cupcake integral de maçã e “overnight”, uma sobremesa que leva sempre fruta, uma fonte de carboidrato e uma fonte de leite.

De acordo com Gabriel Borges, nutricionista da Cassems, o foco da aula foi a preservação de fibras alimentares. “Preparamos uma granola caseira, pois, geralmente, as granolas compradas em mercado são ricas em açúcar. Então, misturamos aveia, linhaça, chia, amaranto, castanhas e frutas secas, como uva passa branca, preta e damasco”.

O nutricionista explica que a escolha de “Lanches” como tema é para fomentar as crianças a buscarem uma alimentação apropriada, de maneira que dê saciedade durante o dia. “Quando falamos em mudanças nos hábitos alimentares, a rotina do almoço e jantar é mais comum, mas pecamos no café da manhã e lanche intermediário. O intuito é ter fibras e proteínas, pois ajudam na saciedade e na manutenção de uma alimentação mais apropriada”.

Para Andrea de Souza Pires, beneficiária da Cassems que levou o seu filho para a aula de culinária, a preocupação com a alimentação do filho é sanada em iniciativas como essa. “Hoje, é a primeira vez que ele vem assistir à aula. Sem dúvida, nos preocupamos muito com o peso, a alimentação é uma maneira de prevenir doenças. Então, tentar introduzir alimentos em casa é difícil e com a oportunidade de estar aqui, de acompanhar o filho para que ele saiba da importância dos alimentos saudáveis, podemos ter resultados maravilhosos”.

O filho de Andrea, Pedro Lucas, afirma que pretende participar das próximas aulas. “Gostei muito do bolinho de maçã, mas gostei também do iogurte. Tentarei fazer o bolinho de maçã em casa”.

A beneficiária Dayane Alves Barbosa levou os dois filhos para aprenderem mais sobre alimentação nutritiva. “É muito importante acompanhar a alimentação dos meus filhos sempre que eu posso, também estou tentando melhorar a minha alimentação, é importante cuidar, para a saúde deles. Aprender sobre comidas saudáveis dá motivação para eles comerem”.

Felipe Barbosa, filho de Dayane, explica que as aulas lhe deram o incentivo para se alimentar melhor em casa. “O que eu mais gostei de comer na aula de hoje foi o salgado de brócolis, eu gosto muito de cozinhar”.

Segundo Hellen Bianca Barbosa, também filha da beneficiária Dayane, os aprendizados da aula de culinária servirão para ajudar a mãe na cozinha. “Além de comer coisas diferentes, aprendemos uma alimentação mais saudável. O mais gostoso foi o bolinho de maçã e o salgado de brócolis. É importante porque ajuda na saúde, no nosso crescimento, se ingerirmos muitas coisas industrializadas, podemos ter mais doenças e o crescimento é prejudicado”.

Confira as próximas edições do programa de culinária para crianças da Cassems:

24/10 – Preparações de verão saudáveis

21/11 – Festa de aniversário saudável

plugins premium WordPress