Dourados aguarda novas doses para retomar vacinação contra Influenza

-

Vacinação contra a Influenza será retomada nas unidades de saúde e estádio Douradão tão logo o município receba novo lote de vacinas.(Foto:Divulgação)

A Coordenação do Núcleo de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Dourados não dispõe, neste momento (segunda-feira, 30 de março) de vacinas para a imunização da população contra a gripe Influenza.

O coordenador do Núcleo de Imunização, Edvan Marcelo, informou nesta segunda-feira que tão logo o município receba novas doses, a vacinação será retomada, nas unidades básicas de saúde e no posto volante, no sistema drive thru, no estádio Douradão, localizado na Rua Coronel Ponciano. A vacinação é no horário das 08h às 17h.

“Aguardamos reposição por parte da Secretaria Estadual de Saúde. Assim que recebermos as doses reiniciaremos o processo de vacinação, conforme grupos pré-estabelecidos, em todas as unidades de saúde do município”, informou.

A vacinação teve início na segunda-feira (23) e prosseguiu até a quinta-feira (26), quando terminou o estoque de vacinas recebidas pelo município.

Edvan Marcelo esclarece que haverá reposição de doses de forma gradativa e que haverá tempo hábil de aplicação da vacina a todos. A Campanha Nacional contra a Influenza se dá por fases e grupos prioritários, sendo a 1ª fase para idosos (60 anos e mais), trabalhadores da saúde e bombeiros militares do MS, iniciada no dia 23 de março.

A 2ª fase, para professores das escolas públicas e privadas; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a partir do dia 16 de abril.

E a 3ª fase, para crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e a adultos de 55 a 59 anos de idade, a partir de 9 de maio.

“Considerando o início das campanhas de vacinação (Influenza e Sarampo), que ocorreu no dia 23, de forma escalonada e por grupos, conforme orientações do próprio Ministério da Saúde, reiteramos a importância de seguirmos as orientações de escalonamento, pois caso não haja compreensão e entendimento por parte das equipes de atendimento como também, por parte dos grupos prioritários contidos nos cronogramas, o desabastecimento dos imunobiológicos, referente principalmente a vacina contra a Influenza, será inevitável. Haja vista que, já existe por parte do Ministério da Saúde um cronograma logístico de reabastecimento gradativo ao longo do período destinado a vacinação dos grupos previamente elencados”, conclui o coordenador.

plugins premium WordPress