Dourados terá o “Ativa Idade” no Dia Internacional da Pessoa Idosa

-

A Prefeitura de Dourados, através da Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social), realiza nesta sexta-feira (1º) a primeira edição do “Ativa Idade”. A ação ocorre no dia em que é celebrado o Dia Internacional do Idoso e contará com atividades no Jorjão e no Ceper do 1º Plano. O evento é aberto para a público dos acima dos 60 anos e não é necessário inscrição com antecedência. A iniciativa é em parceria entre a Sems (Secretaria Municipal de Saúde) e Funed (Fundação de Esportes de Dourados).

A secretária municipal de Assistência Social, Elizete Gomes, explica que por conta da pandemia, muitas atividades realizadas com idosos precisaram ser suspensas, com a redução nos casos da doença e graças ao avanço da vacinação, esses serviços foram retomados.

“Nós desenvolvemos esse projeto para criar um dia especial com diversas atividades para a população idosa, que sofreu muito com a reclusão e o distanciamento durante esse período de pandemia. Com isso, chegamos ao resultado da ‘Ativa Idade’, com diversas atividades que trazem qualidade de vida para os idosos”, destacou.

A prática de atividades físicas para os idosos é muito importante para promover a sensação de bem-estar, fortalecer os ossos, melhorar o sistema imune e fortalecer os músculos, ajudando a caminhar melhor e a prevenir doenças como osteoporose, depressão e diabetes, por exemplo.

“Esses encontros para a prática de atividades físicas muitas vezes são os momentos em que o idoso tem para confraternizar e trocar experiências. Isso vai muito além de manter o corpo saudável, pois ajuda a mente e melhora a qualidade de vida”, ressaltou Elizete.

Dia Internacional do Idoso

A ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu em 1991 o 1ª de outubro como Dia Internacional do Idoso. O objetivo é sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, dando ênfase à necessidade de proteção e de cuidados para com essa população.

plugins premium WordPress