Em cinco dias, MS tem 4 mortes por Covid e Saúde reforça importância de testagem

-

No quinto dia, Mato Grosso do Sul já contabiliza quatro mortes por Covid-19 em 2022. A informação foi destacada pela secretária de Estado de Saúde Adjunta, Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves. 

“Neste ano, tivemos quatro óbitos de pessoas por Covid e dois por Influenza. Temos essa circulação viral desses dois e de uma série de vírus respiratórios que estão provocando a ida das pessoas às unidades de saúde. Então, o nosso pronunciamento hoje, que é muito importante, vem no sentido de alertar a população no sentido do autocuidado”, explicou Crhistinne Maymone.

Para quem está com sintomas respiratórios ou teve contato com pessoas contaminadas pelo coronavírus, a recomendação é fazer o teste, que é disponibilizado gratuitamente. Outras dicas, que valem para toda a população, são: continuar a usar a máscara de proteção (que protege contra também contra a Influenza), evitar aglomerações e tomar as vacinas.

No boletim divulgado nesta quarta-feira (5) constam quatro mortes, sendo que dois óbitos ocorreram ontem (4), um no domingo (2) e o outro em 29 de dezembro. Com isso, são 9.736 óbitos desde o início da pandemia. O boletim informa ainda 25 novos casos de pessoas contaminadas pelo coronavírus, totalizando 380.845 confirmações.  

Os números, no entanto, podem ser ainda mais preocupantes, segundo a secretária-adjunta. “O apagão que teve, provocado por hackers, no Ministério da Saúde vem comprometendo os dados que são consolidados pelos municípios e contabilizados pelo sistema estadual e enviados à base do Ministério da Saúde. Nós ainda não temos previsão de quando esses dados retornarão à normalidade. O Ministério da Saúde disse que está trabalhando nisso. Então, é importante nós trazermos o que temos hoje e podemos consolidar”, disse.

Confira aqui o Boletim Epidemiológico.

plugins premium WordPress