Esquadrão de Heróis da UCP abastece Banco de Sangue do Hospital  Regional de Pedro Juan

-

A doação voluntária de sangue vem se tornando uma tradição na instituição. (Foto: Divulgação)

Um grupo de voluntários formados por universitários da Universidade  Central Del Paraguay (UCP) realizou entre os dias 10 e 15 deste mês,  mas uma campanha de doação voluntária de sangue para o Banco de Sangue  do Hospital Regional de Pedro Juan Caballero.

O projeto de Extensão  Universitária coordenadas pelas professoras doutoras Adriely  Pagnoncelli e Juliane de Oliveira, pelo segundo ano consecutivo visa  criar no meio acadêmico e na comunidade em geral, a necessidade da  doação de sangue que ajuda a salvar vidas e é uma parte importante  dentro do tratamento médico e em casos cirúrgicos.

Ainda segundo as responsáveis pelo projeto, o objetivo é que a cada  três meses os voluntários compareçam a algum banco e sangue para fazer  a doação voluntária e que estejam sempre preparados para uma  necessidade de emergência médica. Para isso é feito um cadastro com  todos os dados dos doadores como tipo sanguíneo e telefone de contato  para que eles posam ser localizados em caso de necessidade.

Segundo a doutora Adriely, um dos objetivos é transformar este evento  em uma tradição dentro da UCP, incentivando estudantes, servidores e  até mesmo os professores a se transformarem em doadores e  multiplicadores da prática saudável da doação de sangue. “Como  profissionais da Saúde, sabemos da importância de se manter um bom  estoque de sangue dentro das unidades hospitalares e incentivar este  tipo de ação é salvar vidas e colaborar com o nosso trabalho no dia a  dia dentro das clinicas e hospitais”, disse ela.

De acordo com a doutora Juliana de Oliveira, cerca de 30  universitários fizeram a doação e passaram a fazer parte do Esquadrão  de Heróis da UCP e que a quantidade de sangue e hemoderivados  resultante desta ação será suficiente para ajudar pelo menos 56  pacientes que precisarem de transfusão ou qualquer outra  intercorrência que precise do material coletado com a iniciativa do projeto da Universidad Central Del Paraguai (UCP).

plugins premium WordPress