HE promove neste sábado 2ª Semana Mundial de Amamentação

-

O Hospital Evangélico (HE) de Dourados vai promover neste sábado, 03 de agosto, a 2ª Semana Mundial de Amamentação, com o tema As Vantagens do Aleitamento Materno. O evento foi pensado em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) e, na oportunidade, será inaugurada a sala de amamentação e apresentada ao público presente a suíte de parto.

Segundo a fonoaudióloga do hospital, Simone Espinosa, a nova gestão do hospital pretende humanizar o nascimento e a ideia de criação dos novos espaços, como a suíte de parto e sala de amamentação, é fazer com que o HE volte a receber o selo Iniciativa Amigo da Criança (IAC), de humanização do atendimento às gestantes e aos bebês.

“Na suíte de parto as gestantes poderão ganhar seu filho no próprio quarto, sem ter que ir para o centro cirúrgico. Já na sala de amamentação, o objetivo é fazer com que essas mamães não saem da unidade com dúvidas sobre o aleitamento materno e atender outras mulheres que chegam com dúvidas sobre mastite e amamentação, por exemplo. Além disso, o espaço é propício para a ordenha de mães que estão com filhos na UTI Neo evitando riscos de contaminação do leite ordenhado cru”, explicou.

Conforme a Simone Espinosa, o objetivo do hospital também é que, futuramente, essa sala de amamentação se transforme num posto de coleta vinculado ao Banco de Leite Humano. “Nossa meta é priorizar o aleitamento materno e humanizar, cada vez mais, o atendimento à mamães e aos bebês”.

A segunda edição da Semana Mundial de Amamentação está sendo coordenada pela Equipe de Enfermagem e tem como público-alvo as puérperas internadas no hospital e técnicos dos setores Ala 1, UTI Neo e Berçário. Mas, o evento é aberto a todos que queiram participar.

A SMAM

A Semana Mundial de Aleitamento Materno – SMAM faz parte de uma história mundial focada na sobrevivência, proteção edesenvolvimento da criança. Desde sua criação em 1948 que a Organização Mundial de Saúde – OMS tem entre suas ações aquelas voltadas à saúde da criança, devido à grande preocupação com a mortalidade infantil. Em 1990, de um encontro organizado pela OMS e UNICEF, um documento foi adotado por organizações governamentais e não governamentais, denominado como “Declaração de Innocenti” que apresentou objetivos operacionais relacionado ao tema. Em 1991, com a fundação da Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação – WABA, foi criado então a Semana Mundial de Aleitamento Materno, para promover as metas da “Declaração de Innocenti”. A Semana Mundial é considerada como veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 Países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. A WABA define, a cada ano, o tema a ser trabalhado na Semana, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas. Entretanto, a data e o tema podem ser adaptados em cada País a fim de que seja obtido mais e melhores resultados do evento.No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999. Sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso país, com o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs.

PROGRAMAÇÃO – 2ª Semana Mundial de Amamentação do HE

8h – Abertura do evento

8h30 – Inauguração da sala de amamentação

9h – Roda de Conversa sobre as vantagens do aleitamento materno – Tailci Cristina da Silva (nutricionista)

10h – Café da manhã com as puérperas internadas, familiares, técnicos, público externo e convidados

10h30 – Exposição de fotos e visita à suíte de parto e explicações sobre seu funcionamento

11h – Entrega de lembranças para puérperas e encerramento do evento

SERVIÇO

Contato: Simone Espinosa

Telefone: 67-9954-3196

plugins premium WordPress