Espaço foi reestruturado com objetivo de promover humanização às crianças internadas; hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã, reinaugurou na última terça-feira (10/12) a brinquedoteca hospitalar localizada na clínica pediátrica da unidade. O espaço foi adequado e reestruturado com objetivo de promover humanização para que as crianças se sintam acolhidas durante a internação. O diretor-presidente do Instituto Acqua, Samir Siviero, e o diretor-geral da unidade, Demetrius do Lago Pareja, cortaram a faixa de reabertura da brinquedoteca. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Nosso intuito é humanizar ainda mais o atendimento com a reestruturação da brinquedoteca. A proposta foi criar um espaço aconchegante e de estímulo ao desenvolvimento da criança por meio da ludoterapia, amenizando o estresse e o sofrimento causados pela hospitalização e favorecendo a recuperação do paciente. Agradecemos o apoio do Instituto Acqua e Governo estadual pelo investimento na humanização das nossas crianças”, destacou o diretor-geral, Demetrius do Lago Pareja.

A brinquedoteca passou por remodelação e adequação no espaço e conta com diversos jogos educativos para diferentes idades, livros de atividades e materiais para colorir, mesas e cadeiras, televisor, videogame, aparelho de som, novos brinquedos e uma área verde para playground anexa ao espaço da brinquedoteca.

A diretora-administrativa, Letícia Carneiro, conduziu o projeto e explicou o objetivo do espaço. “Projetamos este espaço lúdico e acolhedor para estimular brincadeiras e imaginação dos nossos pacientes pediátricos internados. A brinquedoteca promove humanização e estimula o desenvolvimento infantil”, disse.

Para o diretor-presidente do Instituto Acqua, Samir Siviero, o atendimento infantil de excelência é uma das bases da política institucional que fortalece o acolhimento. “O Acqua mantém essa preocupação em oferecer mais comodidade às famílias que utilizam as unidades de saúde administradas por nós. É um compromisso que assumimos, em transformar o ambiente hospitalar em local seguro e em harmonia”, pontua.

Ludoterapia – A Ludoterapia é um método que minimiza o impacto da hospitalização e adoecimento de pacientes e seus familiares por meio de atividades lúdicas como brincadeiras e jogos.