HU-UFGD encerra I Jornada de Estomaterapia

-

Palestras foram direcionadas à atualização profissional dos enfermeiros que atuam nessa especialidade. (Foto: Divulgação)

Com uma programação que incluiu nove palestras, em dois dias de atividades, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) encerrou nesta quinta-feira (5) a I Jornada de Estomaterapia, realizada por colaboradores da Enfermagem e dirigida a todos que atuam ou têm interesse na especialidade.

O objetivo central foi a troca de experiências para a atualização profissional. Os participantes da I Jornada de Estomaterapia do HU-UFGD têm direito a certificado com carga total de 10 horas.

Sobre a especialidade

Estoma é uma palavra de origem grega, que significa abertura, boca, orifício. Cirurgicamente, refere-se a abertura feita na parede abdominal por meio de colostomia, ileostomia, ou ainda, abertura entre duas porções do intestino em uma anastomose. A estomaterapia é uma especialidade da área da Enfermagem, na qual o enfermeiro é capacitado para atender pacientes com feridas, estomas e incontinência, clientela frequente no HU-UFGD

plugins premium WordPress