HU/UFGD entrega da reforma e ampliação do Banco de Leite Humano e Lactário

-

O Hospital Universitário (HU/UFGD/Ebserh) vai comemorar a Semana do Aleitamento Materno, que começa nesta sexta-feira (1º), com a entrega da reforma e ampliação do Banco de Leite Humano (BLH) e Lactário, construídos em uma área total de 210 metros quadrados abrigando diversos setores para o trabalho de ordenha, pasteurização, armazenamento e distribuição de leite materno.

Além da sala de lactentes, de ordenha, de paramentação da ordenha e de processamento, o local foi todo reestruturado para abrigar laboratório de controle de qualidade microbiológica, salas de coleta externa e de estoque, área de circulação limpa, esterilização, lactário, paramentação BLH e lactário, área de recepção e lavagem, sala de saída de fórmulas e sala de administração interna.

Desde o seu funcionamento no HU, a equipe do Banco de Leite Humano já realizou quase mil consultas individuais para ordenha e mil visitas domiciliares, além da coleta de quase 700 litros de leite de um número total de 704 doadoras. Além disso, já foram pasteurizados no local 285,11 litros e distribuídos 524,15 litros de leite. Esse trabalho é realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros de Dourados e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A responsável pelo BLH do HU, a nutricionista Rita Mendes, conta que a média de leite processado é de 40 litros por mês, consumidos pelos bebês das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e de Cuidados Intermediários (UCI) neonatal, priorizando os bebês em risco, ou seja, aqueles que possuem menos de 1,5kg. A fonte são doadoras internas, as próprias mães, ou doadoras externas, aquelas que têm excedente para doação. “São inúmeras as vantagens e o valor nutricional do leite materno. O bebê que é amamentado pelo leite materno tem menos complicações intestinais e boa digestibilidade”, destaca a nutricionista.

UMA VITÓRIA PARA TODA A VIDA!

Com o tema “Aleitamento Materno: uma vitória para toda a vida!”, a Semana Municipal de Aleitamento Materno pretende ressaltar a importância de aumentar e manter o apoio, a promoção e a proteção à amamentação.

Este ano, o evento quer ainda levar ao conhecimento da sociedade os indicadores de Amamentação e Alimentação Complementar e traçar metas para atingir a “Alimentação Infantil Ótima” para todas as crianças pequenas, estimulando o interesse dos jovens, mulheres e homens pela amamentação, para que compreendam a sua importância para o mundo de hoje e do futuro.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi criada em 1948 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e é considerada um veículo para promoção da amamentação, acontecendo em 120 países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999 com o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs.

plugins premium WordPress