Inova UNIGRAN doa protetores faciais para profissionais que atuam no HU de Dourados

-

Gestores da UNIGRAN fazem entrega de protetores faciais para representantes do Hospital Universitário de Dourados.(Foto:Assessoria)

A aceleradora Inova UNIGRAN doou a primeira remessa de protetores faciais, do tipo ‘face shield’, fabricados com a tecnologia 3D, para os profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 (Coronavírus) do Hospital Universitário da Grande Dourados. Os representantes do hospital receberam 30 equipamentos de proteção individual. Acadêmicos e colaboradores da Instituição estão produzindo mais cerca de mil unidades para doação em outros hospitais da cidade e na Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário – Agepen.

O modelo serve para proteger o rosto e colo, atendendo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa – e validado por uma equipe multiprofissional da saúde. A impressão 3D produz o encaixe na cabeça e a viseira é feita de acetato, que é um material transparente.

Conforme a presidente da Mantenedora da UNIGRAN, Cecília Tânia Grinberg Zauith, a ideia surgiu a partir da necessidade e da dificuldade dos hospitais em adquirir esse tipo de Equipamento de Proteção Individual – EPI. “Como temos esse departamento na UNIGRAN que trabalha com inovação, nós resolvemos fazer a nossa parte. Procuramos comprar o material, que está muito difícil de encontrar, principalmente o acetado, mas achamos e produzimos”, mencionou.

Os protetores faciais doados ao HU serão utilizados pelos profissionais que trabalham na linha de frente no atendimento do combate à Covid-19, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, ou seja, todos que têm contato direto com o paciente contaminado pelo novo coronavírus.

Marcella Machado Moura, engenheira do trabalho do HU de Dourados, recebeu a doação e comentou que a parceria é de suma importância neste momento. “Nós estamos tendo muita dificuldade de encontrar EPI’s no mercado para compra. Esse é um problema mundial e nos deparamos com o problema de aquisição dos equipamentos. Essa doação veio em uma boa hora, melhor impossível, e vai ser de grande valia para os nossos colaboradores Só temos a agradecer”, comemorou.

A Instituição ainda está confeccionando cerca de mil máscaras de tecido para uso dos colaboradores administrativos e que também serão doadas no comércio de Dourados. “Com todo esse problema que estamos enfrentando no mundo, decidimos ajudar da forma que podemos. Entregamos nossa primeira contribuição para o HU de Dourados, vamos continuar fazendo mais protetores e entregar no Hospital da Vida, para a Agepen e para quem mais nos pedir”, informou Cecília Zauith.

“Ficamos muito felizes em poder contribuir, porque há uma preocupação muito grande com essa pandemia. Acredito que, cada um fazendo a sua parte, vamos conseguir vencer tudo isso. Precisamos do apoio da população para que todos entendam que é uma doença

altamente contagiosa, temos que nos cuidar, ficar em casa e usar máscara quando precisar sair”, ressaltou a presidente da Mantenedora da UNIGRAN.

A equipe da Inova UNIGRAN também está trabalhando na criação de protótipos de respiradores para serem doados aos hospitais da região, que serão fabricados utilizando a impressão 3D e ainda com arduíno, que é uma placa de prototipagem eletrônica de código aberto e computação.

Todo o material utilizado na confecção dos protótipos foi doado pela UNIGRAN e os protetores faciais produzidos em larga escala também contam com o apoio financeiro de empresários douradenses.

plugins premium WordPress