Ministério da Saúde anuncia habilitação de leitos e liberação de recursos para o HU-UFGD

-

São 9 leitos para a Saúde Mental e acomodação para 20 usuários na Casa da Gestante, Bebê e Puérpera.(Foto: Arquivo)

O Ministério da Saúde anunciou esta semana a habilitação da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera e também de nove leitos para o atendimento específico em Saúde Mental no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD).

A habilitação em saúde mental representa o atendimento a uma demanda antiga e crescente, uma vez que a macrorregião, composta por 33 municípios, não conta com outro serviço de internação nessa área. “O HU-UFGD já contava seis leitos destinados à psiquiatria, sendo cinco deles contratualizados com o Município, porém a estrutura existente na instituição já era suficiente para habilitar até dez leitos” comenta o superintendente interino do HU-UFGD, Michel Coutinho dos Santos.

Com a habilitação dos leitos, o hospital passa a contar com a destinação de recursos específicos para esse atendimento, num montante anunciado de R$ 605.891,88. O atendimento de pacientes da saúde mental pelo HU-UFGD é sempre referenciado, via sistema de regulação.

Para a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, que tem capacidade para acomodação de 20 usuários, foi anunciada a destinação de recursos na ordem de R$ 720 mil. A Casa visa a humanização, acolhimento, orientações e cuidados no atendimento a gestantes de alto risco em situação de vulnerabilidade que represente risco de descontinuidade na assistência.

“Muitas vezes a mulher vem de outro município e, mesmo não precisando de internação hospitalar, necessita de acompanhamento e de uma continuidade no cuidado. É uma prática de humanização da assistência e um apoio importante para a linha materno perinatal, que é a vocação do HU-UFGD”, explica Michel.

São 9 leitos para a Saúde Mental e acomodação para 20 usuários na Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, ampliando atendimentos que já são referência para a macrorregião

plugins premium WordPress