Ministro da Saúde entrega relatório sobre Máfia das Próteses a CPI

-

O ministro da Saúde, Arthur Chioro vai até a Câmara dos Deputados entregar o relatório resultado do Grupo de Trabalho da Pasta, que investigou a Máfia das Próteses no âmbito do Ministério. A entrega será ao meio dia desta terça-feira (07), no Plenário 13, ao presidente da CPI da Máfia das Próteses, deputado Geraldo Resende.

Resende, acompanhado pelos deputados André Fufuca (PEN-MA), relator da CPI; Odorico Monteiro (PT-CE), sub-relator; e dr. João (PR-RJ), membro esteve reunido com o ministro na noite desta segunda-feira (06) para acertar a agenda. Arthur Chioro concedeu entrevista coletiva sobre o relatório as 10 horas.

Os parlamentares já tinham cobrado de Chioro a apresentação do relatório no dia 28 de maio. O texto auxiliará os trabalhos da Comissão que apresenta seu relatório na quarta-feira (08). O ministro já tinha sido ouvido pela CPI em maio e apresentou parte dos estudos.

Sobre a CPI

No dia 4 de janeiro, uma reportagem exibida no programa Fantástico, da Rede Globo, chocou a população revelando o esquema de corrupção que funcionava na rede pública e particular que ficou conhecido como “Máfia das Próteses”, responsável por superfaturamento no valor de cirurgias e de próteses, órteses e materiais especiais, pagamento de comissão para médicos utilizarem produtos específicos e em maior quantidade que o recomendado e, o pior: a realização de cirurgias desnecessárias que colocavam em risco a saúde de pacientes.

Requerida e presidida pelo deputado federal Geraldo Resende (PMDB – RS), a CPI foi instaurada no dia 26 de fevereiro e já ouviu Giovani Grizotti, jornalista responsável pela reportagem investigativa do Fantástico; o ministro da saúde, Arthur Chioro; o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Jaime César Moura Oliveira; os desembargadores João Barcelos de Souza Júnior e New Wiedmann; o médico Fernando Sanchis e seu irmão, Alfredo Sanchis ; os representantes das empresas Brumed, Orcimed, Intelimed, Síntese e Gusson; a advogada Niele de Campos, responsável por liminares expedidas no Rio Grande do Sul; entre outros.

plugins premium WordPress