Mutirão de combate à dengue chega ao Parque do Lago nesta sexta-feira

-

Mutirões de combate à dengue são realizados em bairros e distritos para conter índice de infestação da doença em Dourados. Foto - A. Frota/Arquivo
Mutirões de combate à dengue são realizados em bairros e distritos para conter índice de infestação da doença em Dourados. Foto – A. Frota/Arquivo

O mutirão da campanha “Horário de Verão sem Dengue” realizada pela prefeitura de Dourados através da Secretaria de Saúde chega nesta sexta-feira ao bairro Parque do Lago. A intenção é reduzir o índice de infestação do mosquito transmissor da doença, Aedes aegypti, e evitar o aumento de casos de dengue na população.

Durante as atividades, os agentes de vigilância em saúde entram nas casas, destroem os focos e orientam sobre a forma correta de evitar criadouros do mosquito. A situação da cidade é de alerta e a preocupação da prefeitura é a possibilidade de entrada do vírus 4, já que os moradores não estão imunes a ele. Para o combate à doença, as atividades são intensificadas. Nesta quinta-feira as equipes estão na Vila Adelina.

LEVANTAMENTO

Na próxima semana, os agentes retomam a campo para realização do Liraa (Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti). A pesquisa é um resumo da infestação do mosquito na cidade, para saber quais regiões possuem mais focos e direcionar as ações de contenção da doença.

Para obter as amostras dos bairros, os agentes visitam uma a cada cinco casas de um a cada cinco quarteirões. O índice de infestação não pode passar de 1%, já que este índice é considerado de alerta. As áreas da cidade que apresentarem incidência elevada, vão receber “Dia D” contra a doença ainda este mês, além dos demais mutirões que serão realizados.

No último Liraa, os índices mais altos estavam nos bairros Jardim Água Boa, Jardim Maracanã e 3º Plano. Com a intensificação das ações de combate à doença nestas localidades, foi possível evitar o registro de casos.

plugins premium WordPress