Prefeitura fará campanha sobre tuberculose e hanseníase em março

-

Atividades serão desenvolvidas no mês de março para alertam sobre tuberculose e hanseníase. (Fotos: Arquivo/Assecom)

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24 de março) e ao Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase (celebrado no mês de janeiro), o Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase de Dourados, com o apoio da Atenção Básica, por meio das unidades de saúde e suas equipes, promoverá durante o mês de março atividades e ações para mobilizar e incentivar o enfrentamento da tuberculose e da hanseníase como problema de saúde pública, alertando a população sobre essas doenças.

Durante a campanha, o Programa de Controle da Tuberculose e Hanseníase de Dourados vai divulgar informações sobre as duas doenças para a população, realizar busca de casos entre grupos de maior vulnerabilidade (idosos, hipertensos, diabéticos, indígenas e presidiários), além de intensificar a busca por pacientes sintomáticos respiratórios, através da realização do exame do escarro, e por pacientes sintomáticos dermatoneurológicos, através da avaliação da pele e do teste de sensibilidade em lesões suspeitas.

Em 2018, o Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase (CRTH) do município de Dourados foi contemplado com a implantação de uma ferramenta rápida para o diagnóstico da tuberculose, o método TRM-TB (Teste Rápido Molecular para Tuberculose).

O Ministério da Saúde doou para o município de Dourados uma máquina conhecida como GeneXpert MTB/RIF, que detecta a presença do material genético do complexo Mycobacterium tuberculosis e a resistência à rifampicina em uma única amostra, fornecendo resultados dentro de 2 horas. Este moderno equipamento auxilia no incremento da qualidade do diagnóstico precoce da Tuberculose, proporcionando um tratamento mais eficaz.

TUBERCULOSE

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa, negligenciada e tem causado grande impacto na morbidade, mortalidade e qualidade de vida dos doentes. Seus principais sintomas são tosse seca ou produtiva por três semanas ou mais; perda de apetite, emagrecimento e cansaço; febre vespertina; sudorese noturna e dor torácica. A sua transmissão ocorre por meio de vias aéreas superiores (fala, tosse e espirro). Embora passível de prevenção, tratamento e mesmo de cura, a TB é doença infectocontagiosa, de distribuição universal, que se

destaca por permanecer constituindo um importante problema de saúde pública mundial.

HANSENÍASE

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Hansen e transmitida pelas vias respiratórias (fala, tosse e espirro). Mas, o contato deve ser próximo e prolongado de uma pessoa suscetível com um doente com hanseníase que não está sendo tratado. Seus principais sinais e sintomas são áreas da pele/manchas hipocrômicas, acastanhadas ou avermelhadas, com alterac?ões de sensibilidade térmica e/ou dolorosa, e/ou ao tato; áreas com diminuição dos pelos e do suor; formigamentos, choques, fisgadas, agulhadas nos braços e pernas, que evoluem para a dormência; e caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

plugins premium WordPress