Centenas de pessoas estão sendo atendidas, gratuitamente, neste final de semana, em Dourados, através do projeto de Mutirão em Saúde, organizado pelo mandato do deputado Barbosinha (DEM-MS) com a colaboração espontânea do médico Jamal Mohamed Salem, conceituado urologista de Mato Grosso do Sul e ex-vereador em Campo Grande, com mais de 20 anos de experiência na atividade.

A primeira etapa do mutirão foi realizada na noite desta sexta-feira (8), nas dependências da igreja Assembleia de Deus de Mato Grosso do Sul, na Vila Industrial, onde mais de 60 homens alguns acompanhados, inclusive, das esposas, participaram dos exames preventivos, com ultrassom, realizados pelo doutor Jamal. “Para nós, foi extremamente gratificante termos sido escolhidos para abrir esse projeto, porque realmente a prevenção ainda é o melhor remédio”, comentou o pastor Silvio Cardoso Gonçalves, líder da igreja em São Paulo, que veio acompanhar os trabalhos.

O médico urologista Jamal Salem foi apresentado à comunidade da região da vila Industrial como “referência nacional no tratamento das doenças de próstata” eo deputado Barbosinha destacou o desprendimento do profissional, “que empresta um pouco da sua vasta experiência para nos ajudar a enfrentar os graves problemas de saúde de Dourados, ajudando a minimizar as dificuldades e orientando as pessoas sobre como cuidar melhor do próprio corpo”.

Antes de iniciar os atendimentos, o médico falou da importância do homem adotar medidas de caráter preventivo, com referência à saúde sexual e os exames regulares da próstata, enfatizou, ajudam a prevenir doenças sexualmente transmissíveis e a garantir melhor qualidade de vida”. Jamal Salem disse ainda que o homem normalmente tem mais dificuldades do que a mulher para tratar desse assunto, mas a partir de ações como essas, idealizadas pelo deputado Barbosinha, “a gente ajuda a desmistificar o tabu do exame de próstata”.

O mutirão prossegue na manhã deste sábado (9), com a participação da comunidade do Jardim Canaã I, na sede da Associação de Moradores do bairro e, no período da tarde, a partir das 14 horas, na rua Osmar Farias, na Vila Cachoeirinha. O programa será repetido, gradativamente, para o acompanhamento dos resultados detectados nessa primeira série de exames e encaminhamentos médicos com a população de Dourados.